TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Por:   •  15/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  10.063 Palavras (41 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 41

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


  1. INTRODUÇÃO

A modernidade tem exigido pessoas cada vez mais qualificadas, pois é assim que o mercado estipula. É papel primordial da escola preparar os jovens, transformando-os assim em cidadãos críticos, pensantes e participativos, diante desse conceito de educação é que busquei dentro da minha prática de estágio desenvolver e trabalhar com uma metodologia voltada para a atuação do aluno na idealização do conhecimento, permitindo assim críticas pelo mesmo. É notório que a matemática apresenta os mesmos conteúdos durante muitos anos, o que faz o seu diferencial é a forma com que a empregamos. Durante essa etapa de estágio tive contato com várias unidades matemáticas como: geometria, funções, trigonometria, estudos de gráficos, estatísticas, porcentagem entre outros, sendo que os mesmo eram trabalhados quando possível de forma dinâmica.

No dia 19 de março de 2018 teve início o meu 3° estágio na Escola Estadual Manoel Correa Filho. Fui muito bem recebida por todos da escola, inclusive pela professora supervisora de campo Ana Paula Sousa a quem agradeço pelo apoio desde o 1° estágio, além do diretor Fabrício Santos de Oliveira sempre muito disponível a ajudar.

O Estágio Supervisionado tem como objetivo fortalecer a relação teoria e prática, sendo assim, o estágio é sem dúvidas um importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional.

Os resultados obtidos durante a realização do estágio foi satisfatória, diante das observações e práticas através de cada atividade desenvolvida tive a certeza que a matemática está cada vez mais ligada a procedimentos concretos e que levem ao aluno a se interessar pela disciplina, deixando de lado todos os mitos colocados em sua cabeça.

É impossível preparar alunos capazes de resolver problemas, ensinando apenas conceitos matemáticos desvinculados da realidade, ou que se mostrem sem significado para eles, esperando que sejam usados no futuro. Por isso, é extremamente necessário pensar em tornar a Matemática uma das formas de prepara lós para a participação ativa no meio em que vivem.


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

ESCOLA ESTADUAL MANOEL CORREA FILHO - CNPJ 20948402000120 Endereço: RUA CAPITÓLIO Número 280 Telefone (37) 3221-2550

BAIRRO: PLANALTO - DIVINÓPOLIS - MG CEP 35502-039

DIRETOR: Fabrício Santos Gonçalves de Oliveira

SUPERVISORA DE CAMPO: Ana Paula Sousa

A escola funciona nos períodos matutinos, vespertino e noturno oferece à comunidade o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

A escola está localizada em um bairro tradicional da cidade e recebe grande apoio da comunidade local para desenvolver todos os seus projetos, dispõe de ótima infraestrutura, dispondo de comércios, ruas pavimentadas, saneamento básico e acesso rápido ao centro da cidade, os alunos caracterizam-se por serem de famílias predominantemente pertencentes à classe média baixa, porém atendendo a diversos bairros da cidade.

A direção preza por condições de trabalho tais como a disponibilidade de recursos físicos, materiais, financeiros e humanos. Também, observei a integração da escola com a comunidade e analisamos o Plano Político Pedagógico (PPP) juntos, tive diferentes óticas sobre toda gestão escolar principalmente porque meu filho Davi também estuda na escola e anterior ao estágio só conhecia a escola como mãe de aluno.

Durante o estágio observei 3 turmas de ensino médio com apoio das professores da disciplina de matemática, professora e supervisora de campo Ana Paula Sousa e professora Sidnéia.

As instalações prediais são um pouco antigas, porém conservadas na medida do possível, o que acreditamos não prejudicar o desempenho e rendimento dos alunos e também dos professores. A divisão do espaço físico está distribuída em: 18 salas de aula com capacidade máxima de 40 (quarenta) alunos, sala de professores, laboratório de química e matemática, sala de informática, biblioteca, sala de vídeo ou recursos audiovisuais, quadra poliesportiva, sala de direção, secretaria, sala da supervisão e orientação, cozinha com depósito para merenda, auditório, banheiros, cantina para os alunos e acessibilidade.


  1. ESTUDO DE ARTIGOS

O professor, em seu processo de formação, inicial ou continuada, se estabelece em uma realidade social, vinda de um longo processo histórico, transposto nas relações sociais vividas diariamente, esse processo vai se transformando de acordo com as exigências e necessidades econômicas, sociais e políticas, o que leva o profissional também a reconhecer o nível de responsabilidade que ele possui sobre todo desenvolvimento e resultados no espaço da educação formal.

O texto um trás que buscar alternativas para estreitar a relação do conteúdo com o dia a dia do aluno, visando proporcionar melhor compreensão é sem dúvida importante para que os objetivos no ensino aprendizagem sejam alcançados. No texto dois já é possível compreender de que forma o uso da Investigação Matemática como metodologia de ensino, pode contribuir para a construção e desenvolvimento do pensamento algébrico das incógnitas, sendo essa metodologia facilitadora para o aluno.

Como caracterização é percebido que a Engenharia Didática usa uma metodologia que orienta a elaboração de uma sequência didática com atividades que auxiliam no estudo do conteúdo proposto. Para cada atividade, se realizam análises anteriores e posteriores, para comparar como o aluno se saiu nas atividades e se houve ou não, a compreensão dos conceitos desejados. E a Modelagem Matemática oferece subsídios para elaboração de atividades de uma sequência didática, permitindo uma aprendizagem por meio da matemática, de situações reais, podendo transformar estas, em problemas matemáticos e resolvê-los, sabendo interpretá-los e usá-los na linguagem do mundo real.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.9 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com