TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I ENSINO FUNDAMENTAL II HISTÓRIA

Por:   •  5/6/2020  •  Monografia  •  7.330 Palavras (30 Páginas)  •  7.643 Visualizações

Página 1 de 30

SUMÁRIO

1 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS 4

2 RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 5

3 RELATO DA ANÁLISE DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE 6

4 RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA 7

5 PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC 8

6 RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE 9

7 RELATO DE REUNIÃO PEDAGÓGICA OU CONSELHO DE CLASSE 10

8 RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS 11

9 RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA 12

10 RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR 13

11 RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA 14

12 RELATO DA OBSERVAÇÃO 15

13 PLANOS DE ENSINO 16

14 RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE ENSINO AO PROFESSOR 17

15 RELATO DA REGÊNCIA 18

CONSIDERAÇÕES FINAIS 26

REFERÊNCIAS 27

INTRODUÇÃO

A presente produção desta está do relatório tem o propósito de apesentar as vivências, objetiva-se apresentar o desenvolvimento da prática em sala de aula enquanto acadêmica, analisando ações pedagógicas do professor da Educação Infantil, tornando um pré-requisito do curso de Pedagogia, ofertado pela faculdade UNOPAR/UNISAT, do Norte do Paraná poló em Cuiabá-MT.

Com o propósito de compartilhar as vivências, registros e reflexões realizados durante o período de estágio supervisionado em Educação Infantil, prática está como uns do requisito do Curso de Pedagogia do 6º semestre, O estágio foi realizado na Escola Municipal de Cuiabá-Mirim, cuja proposta do estagio é de análise do PPP (Plano Politico Pedagógico), da observação das atividades pedagógicas da turma de educação infantil, crianças na faixa etária de 12 a 15 anos com leitura e análise do PPP (Plano Politico Pedagogico) da Instituição.

Para tanto o presente estágio supervisionado, tem ainda como objetivo geral oferecer a todos nos futuros pedagogos a vivências das aprendizagens, ligando as teorias e práticas, dando-nos a oportunidade de melhorar os conhecimentos adquiridos como futuro mediador da aprendizagem, tendo uma visão ampla com condições de instrumentá-la para o futuro da nossa profissão.

1 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Com a leitura do material indicado disponível da temática me fez perceber o quanto é importante a disciplina de História no Ensino Fundamental II, Ou seja, o papel do professor de História utilizando os conhecimentos específicos de sua área para proporcionar aos alunos, através dos conteúdos a serem aplicados.

Percebe-se que o professor de História neste momento, é familiarizar-se com os aspectos relacionados às crianças e que estão envolvidos, direta ou indiretamente no ensino aprendizagem dos alunos.

No contexto da fase inicial escolar de cada criança necessita ser trabalhado pelo professor de forma específica os aspectos do ensino de história, cognitivo e afetivo social processo este que cabe o professor ser mediador, orientar, planejar e acompanhar a prática pedagógica não só da história e sua trajetória de vida, mais de atividades, contextualizadas envolvendo as habilidades e capacidades a serem adquiridas.

Aonde a principal função nesta área profissional é orientar, planejar e acompanhar o ensino de história e experiências mostrando o tempo vivido que servem de base na construção do conhecimento de um indivíduo ou grupo, que pode ser desde recém-nascidos acompanhados dos responsáveis a terceira idade.

Como tem primazia sobre o ato de decorar datas e nomes, tenha sido um caráter educativo para que servissem nas decisões futuras dos homens e na formação das sociedades humanas.

Contudo a escola exerce o papel importante, para que o professor de História desenvolva seu papel fundamental de orientar essas e outras atividades mais específicas, a fim de alcançar os objetivos propostos para esta área de conhecimento no Ensino Fundamental.

Mais como o Pedagogo exercer a função de ministrar todas as discilinas e ´passa a maioria da carga horaria dos alunos precisa-se haver o trabalho em conjunto do Pedagogo e o Professor de História, ou seja, os estudos referentes à História no Ensino Fundamental vêm sendo realizados e discutidos em virtude da importância dessa fase na vida humana.

As Instituições do Ensino Fundamental vem crescendo significativamente nos últimos anos e, do mesmo modo, faz parte desse olhar mais atento à educação das crianças de 12 aos 15 anos.

Por fim a fase dos anos iniciais é fundamental que a criança desenvolva seu sistema de conhecimento histórico, para que haja sucesso no cognitivo e tenha uma formação humana das crianças.

2 RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

A instituição que realizei o estágio foi Escola Municipal de Cuiabá Mirim – Margem a direita do Rio Cuiabá, na cidade Barão de Melgaço – MT – É mantida pela rede Municipal de Ensino, através da Secretaria Municipal de Educação de Barão de Melgaço-MT. Criada conforme Decreto nº 02/77 de 03 de abril de 1977. Autorizada a funcionar pelo Ato nº 3277/1992 pelo CEEE/MT. Vale destacar que está escola atende cinco “Salas em extensão” que estão localizadas em àrea Rural que tem a finalidade de garantir a educaçaõ à Todos cumprindo assim o que determinam na Constituição Federal e na LDB-Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-MEC.

Oferece ensino público e gratuito na educação Basica, assegurando ao educando igualdade, direito e liberdade. Os alunos desta comunidade são em grande maioria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.1 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (34.5 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com