TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO II TEXTO BASEADO NO ESTÁGIO

Por:   •  9/4/2016  •  Bibliografia  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

FANEB: FACULDADE NORDESTE DA BAHIA

DATA: 08-09-2015

PRÓ: ELIANE

ALUNAS: ALEXSANDRA RODRIGUES SANTA ROZA

GIRLANE SANTOS MENEZES

PERÍODO: 6º

ESTÁGIO II

TEXTO BASEADO NO ESTÁGIO

CORONEL JOÃO SÁ-BA

SETEMBRO/2015

O conceito do estágio está baseado na prática para profissionais que realiza um estudo em qualquer área, implica na formação do estudante e deve estar assegurado por lei. A lei do nº 11.788/2008 conceitua o estágio como uma ação para trabalhos produtivos de educandos que estejam frequentando as instituições da educação. Visa proporcionar ao aluno um momento de relacionar a teoria e a prática. O principal objetivo é experimentar situações vividas em sala.

“Art.1º O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso; além de entregar itinerário formativo do educador;

Art. 2º estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular; objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho”.

O estágio caracteriza como um ato de obter aprendizado e conhecimento. Segundo pimenta e Lima (2004) o estágio é o eixo central na formação de professores. Portanto, vale ressaltar que é fundamental na formação do professor, é essencial que o mesmo possibilita a relação de teoria e prática.

De acordo com as leis federais nº 11.114/05 institui obrigatoriamente do ensino fundamental aos 06 anos de idade. Com essa medida o Ensino Fundamental público alvo é à entrada das crianças de seis anos de idade. O conselho nacional de Educação indicou a nomenclatura a ser adotada para a educação Infantil e o Ensino Fundamental. Uma questão essencial é a organização da escola que inclui as crianças de seis anos de idade no \ensino Fundamental. Para recebê-las ela necessita reorganizar suas estruturas, as formas de gestões, os espaços e os conteúdos, as metodologias e seus objetivos.

De acordo com os PCNS o objetivo do ensino fundamental é que os alunos sejam capazes de:

  • Compreender a cidadania como participação social e política.
  • Utilizar as diferentes linguagens – verbal, musical, matemática, gráfica, como meio de se expressar e comunicar suas ideias. (BRASIL, 1997)

O Ensino de nove anos apresenta em sua proposta a preocupação com a alfabetização. A ampliação de um ano no Ensino Fundamental também traz implícita a ideia de estudos sobre a alfabetização.  Entre outra questão o texto relacionado ao letramento e a alfabetização, a linguagem oral e escrita como mostra à ideia proposta a nossa proposta agora é refletir sobre aqueles aspectos construtivas de uma prática de alfabetização e letramento.

Esta teoria acontece ou deverá aconteceu na prática, além de trazer algumas propostas para os professores refletirem e desenvolverem as suas práticas pedagógicas. Afirmam que ampliação do Ensino Fundamental representa para escola e educadores obter mais um ano a práticas escolares constante com a qualidade de educação.    

Segundo está pautado no manual do estágio O estágio supervisionado, componente curricular do curso de pedagogia, possibilita ao discente vivenciar o contexto da prática docente, adquirindo e aprimorando conhecimentos, competências e habilidades pertinentes à formação sólida do pedagogo. Destarte, o presente manual tem o objetivo de orientar os procedimentos basilares que devem ser adotados durante o estágio curricular supervisionado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (83.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com