TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Baseado no Vídeo “Breve história do Brasil” Os primórdios da Pedagogia no Brasil

Por:   •  16/5/2021  •  Resenha  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 2

Ideias pedagógicas - modo como se realiza a prática educativa, procurando entender aquelas ideias que orientaram o modo da prática educativa.

Entender como essas ideias se desenvolveram ao longo do tempo, tomamos como referência marcos políticos como a Educação Colonial, no império, na Era Vargas e assim por diante.

50 primeiros anos do Brasil não podemos falar de ideias pedagógicas, ponto inicial - vinda dos Jesuítas (1549) trazendo a educação de forma sistemática que leva a uma periodização que foi divida em 4 grandes períodos:

1º Grande período (1549-1759) se inicia com a chegada dos Jesuítas até quando eles foram expulsos de Portugal por Marquês de Pombal.

- Aumento do mercantilismo e nesse contexto a burguesia principal financiadora do mercado reivindica participação no poder. As expansões marítimas e conquista das colônias vai fornecer às potências europeias matérias primas, mão de obra e metais preciosos para o comércio.

O mov. renascentista e a Reforma Protestante faz a Igreja Católica repensar suas ações, os Jesuítas vão se consolidar em um dos pilares da contrareforma.

Com a existência dos indígenas havia uma sociedade estável instalada nesta terra e nesse contexto se criavam as novas gerações, ou seja, já havia educação aqui e o que era ensinado era o comunismo primitivo. As tribos se apropriavam dos elementos presentes naquelas terras de forma comum, em comunidade. Nesse processo, a educação das novas gerações se davam com a vivência prática da produção da existência, as crianças conviviam primeiro com as mães e depois os meninos acompanhavam os pais nas caçadas e assim eles se formavam até a fase adulta para daí assumir as respectivas responsabilidades da aldeia, sendo assim eles tinham uma ideia de como educar essas crianças através do exemplo por isso os idosos eram muito respeitados, por terem muita experiência. Então existiam ideias educacionais mas que não são necessariamente ideias pedagógicas por que não se elaboravam soluções para problemas específicos buscando seguir um processo educativo, não se dava como ideia e isso só acontece com a chegada dos Jesuítas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com