TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO PEDAGOGIA

Dissertações: ESTÁGIO PEDAGOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2013  •  1.558 Palavras (7 Páginas)  •  2.682 Visualizações

Página 1 de 7

1

Para a elaboração dessa segunda etapa de trabalho, leia atentamente as orientações gerais e metodológicas disponibilizadas no Cronograma de Atividades. Mantenha a numeração apresentada abaixo e insira os dados solicitados. Clique em “ENVIAR” somente após a execução de todo o trabalho.

1. Relato da Vivência da Prática de Estágio com Fundamentação Teórica:

2. Considerações Finais:

3. Referência Bibliográfica Consultada (máximo 10 obras):

Nesta etapa você tem disponível 16.800 caracteres

1. Relato da Vivência da Prática de Estágio com Fundamentação Teórica:

Desenvolver o projeto: “Cultivar a paz, um toque de amor!” foi um desafio que proporcionou-me aprendizado e crescimento espiritual.

A prática de estágio nos oferece a oportunidade de vivenciar o que estamos aprendendo na sala de aula, é um tempo que deve ser aproveitado e explorado e, a cada estágio realizado novas situações são apresentadas, surgem novos problemas e consequentemente novos questionamentos.

Minha prática do estágio foi realizada com satisfação e responsabilidade. Foi um trabalho voluntário prazeroso que rendeu bons frutos em ambos lados, tanto nas pessoas envolvidas no projeto como para mim.

A prática do projeto aconteceu da seguinte forma: 1ª parte (dois dias da pesagem das crianças) e a 2ª parte (duas visitas domiciliares).

1ª parte: pesagem das crianças

No dia 19/05/2012 foi realizada a primeira pesagem na qual fui recepcionada com muito amor e carinho tanto na Paróquia Santa Margarida Maria onde foi realizada a pesagem das crianças, como nas visitas domiciliares que a SOS Criança realiza na residência dos familiares. A comunidade se demonstrou atenciosa e participativa, sendo que no início surgiu receios ao se exporem, porém aos poucos o diálogo fluiu e enfim houve questionamentos relacionados ao projeto, os objetivos e dúvidas nas quais aos poucos fui esclarecendo e colocando em prática.

Não houve dificuldades para aplicar o projeto, e sim desconfortos por parte da comunidade por se tratar de pessoas humildes que se sentiram constrangidas, o que considero normal, mas aos poucos fui ganhando confiança e credibilidade e principalmente simpatia.

O espaço físico da instituição é amplo e isto colaborou na execução das tarefas, pois enquanto os coordenadores partilhavam com os pais e responsáveis das crianças, aproveitei pra trabalhar com as mesmas.

Primeiramente, proporcionei as crianças um momento de “quebra gelo” a fim de nos conhecermos e nos sociabilizarmos. Em seguida, cantamos e logo após sentamos em círculo e contei a história do “Patinho Feio” a fim de trabalhar o valor do respeito.

“Segundo a teoria de Coelho (2002, p 10) a historia faz todos sorrirem a aula passa ser uma divertida brincadeira e até gente grande volta a ser criança, como ela mesma fala se ate gente grande volta a ser criança gosta de historia imaginem as crianças. Mas que para isso aconteça o narrador deve estar consciente de que importante é a historia, ele apenas conta o que aconteceu, emprestando vivacidade á narrativa”.

As crianças foram participativas e curiosas, se mostraram muito sensíveis. Na roda de conversa algumas delas relataram suas vivências, os conflitos nos seus lares e as tristezas que sentem devido ausência do pai em alguns casos até mesmo da mãe, as brigas que presenciam. No brincar de faz de contas, falaram de seus sonhos e transmitiram seus sentimentos.

As brincadeiras são mais do que somente um passa tempo, elas são uma das formas mais eficientes que a criança possui para se conhecer e se inserir no meio em que vive.

O brincar proporciona as condições essenciais para o desenvolvimento infantil, pois através dele, a criança poderá desenvolver capacidades importantes que utilizará no decorrer de toda a sua vida.

Para Vygotsky:

“O faz-de-conta é uma atividade importante para o desenvolvimento cognitivo da criança, pois exercita no plano da imaginação, a capacidade de planejar, imaginar situações lúdicas, os seus conteúdos e as regras inerentes a cada situação”.

O lanche foi servido a toda comunidade e fizemos este momento juntos, na qual aproveitei para descontrair com conversas paralelas ao projeto.

Após esse momento distribuí desenhos trabalhando valores para as crianças pintarem.

Por fim fizemos uma oração de agradecimento pelo dia que passamos juntos e pedimos paz para nossas famílias. Assim se encerrou o primeiro dia da pesagem.

No dia 09/06/2012 realizei o segundo dia da pesagem.

A comunidade me acolheu muito bem, fizemos a oração inicial juntos (adultos e crianças) e logo após auxiliei na pesagem e depois cantamos e brincamos com bexigas e cantigas de roda.

Houve também confecção de brinquedos com sucatas e depois pintura livre.

Almoçamos juntos e depois teve um bolo como sobremesa e suco à vontade para a comunidade.

Após, brincamos e nos divertimos juntos, tivemos o momento de trocar idéias e conversamos com Deus através da oração. Fizemos também a leitura da bíblia:

“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos”.

João 15, 12-13

Por fim foi feito uma oração final contida no livro Agapinho do padre Marcelo Rossi que diz:

“Senhor, a Ti conto meus problemas e alegrias, pois a um amigo tudo se conta. Sei que Tu me compreendes, pois a prece sincera é a forma de conversar contigo. Senhor, sei que tu me ouves quando te conto os segredos que guardo em meu coração. Amém

Pedimos paz e conforto aos lares e me dspedi das crianças e da comunidade trazendo comigo alegrias, realização pessoal e muitas saudades. E assim se encerrou o meu projeto com as crianças.

2ª parte do Projeto: As visitas domiciliares

A primeira visita domiciliar aconteceu no dia 28/05/2012.

Na visita domiciliar o foco principal foi levar um pouco de conforto aos corações, houve diálogo no qual a família me surpreendeu, pois não imaginei que participaria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com