TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETIQUETA EMPRESARIAL

Por:   •  10/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.323 Palavras (6 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

Curso de Pós-Graduação em Assessoria Executiva

Etiqueta Empresarial

Nome: Cecília Pereira de Araújo Melo

Orientador: Karin Muller

São Bernardo do Campo

Maio de 2018


Etiqueta Empresarial

Cecília Pereira de Araújo Melo

Projeto de Pesquisa do Curso de Pós-Graduação em Assessoria Executiva da Universidade Metodista de São Paulo.

São Bernardo do Campo

Maio 2018


  1. INTRODUÇÃO

Este projeto de pesquisa aborda o tema Etiqueta empresarial que hoje em dia é fundamental para construirmos uma carreira de sucesso, com bons relacionamentos e networking. Etiqueta Empresarial é um conjunto de normas que visa harmonizar o convívio e o relacionamento entre as pessoas dentro de uma corporação, serve para qualquer posição ocupada.

Diferentemente do que muita gente pensa, essas regras não são privilégios de determinada classe social, qualquer pessoa pode aprendê-las e fazer delas uma ferramenta a seu favor. É importante considerar que nesse mundo altamente competitivo, a pessoa que cultiva os bons modos tem mais chances de ascensão profissional. Todo profissional bem-sucedido sabe disso, o comportamento fino e de bom senso, com certeza faz a diferença entre o sucesso e o fracasso; entre avançar e ficar para trás. As regras de etiqueta são uma espécie de código através do qual nós informamos aos outros que somos preparados para conviver harmoniosamente em grupo.

Este projeto de pesquisa, além de questões comportamentais dentro da etiqueta empresarial, irá abranger como a tecnologia está mudando algumas regras de etiqueta no mundo coorporativo. O envio errado de e-mail ou um comentário maldoso sobre o chefe ou a empresa publicado no Twitter ou no Facebook, por exemplo, podem deixar a pessoa numa situação constrangedora, comprometer a reputação e a carreira e até gerar demissões.

  1. JUSTIFICATIVA

Tendo em vista que o tema Etiqueta Empresarial é pouco discutido nos dias atuais, muitas pessoas não tem a noção da importância porque não tem o devido conhecimento, e o veem como um assunto supérfluo, mas é muito mais importante do que se imagina. Assim como muitas pessoas não sabem se portar em alguns ambientes e situações, não sabem usar aplicativos como WhatsApp e Skype ,que hoje se tornou ferramentas essenciais no trabalho, algumas regras mudaram para quem usa o e-mail, hoje o e-mail fica ativo no seu celular então alguns cuidados tem que serem tomados, como horário de envio dos e-mails, porque a pessoa pode acessar q qualquer momento e temos que pensar até que ponto podemos incomodar uma pessoa que esteja em seu horário de folga.

A tecnologia vai provendo cada vez mais formas de comunicação e as pessoas vão se perdendo nelas. Etiqueta é um tema que precisa e deve sempre estar em discussão. Eu como estudante do curso de Pós-graduação em Assessoria Executiva vou mostrar nesses projetos todas essas formas de comunicação e as regras a serem seguidas para as pessoas terem uma carreira de sucesso.

 

  1.  OBJETIVOS

Para realização dessa pesquisa temos como base os seguintes objetivos:

  • Descrever as regras de Etiquetas para as profissionais de Secretariado.
  • Analisar as mudanças ocorridas nessas regras a partir da tecnologia.
  • Apontar comportamentos corretos e incorretos para o profissional que atua na área.

  1.  FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Etiqueta Empresarial é um tema difícil de encontrar, não temos muitas publicações na área organizacional e que, portanto, vamos usar livros comerciais como Etiqueta sem frescura da Claudia Matarazzo, Etiqueta Empresarial da Maria Aparecida A. Araújo, A Etiqueta que faz a Diferença nas Empresas da autora Maria Elisabeth Farina Guirão, e vamos utilizar artigos científicos, e artigos de revistas como a Exame.

De acordo com Guirão (2008, p. 19)

        Algumas pessoas associam etiquetas a formalismos, regras e protocolos. Certamente isso se deve a regras de comportamento que se originaram nos tempos da corte francesa, quando se ditava rigidamente o modo como os nobres deveriam se comportar, se quisessem ser reconhecidos e aceitos. Desde então a etiqueta evoluiu muito, sempre se adequando a realidade de cada época. Nessa trajetória, chegou a ser considerada símbolo do conservadorismo pelos “rebeldes” das décadas de 1960 e 1970, fases de transformações culturais e sociais acompanhadas de ampla contestação de valores.

        Ultimamente, a etiqueta voltou a despertar interesse, mas como uma conotação bem diferente da de outros tempos, especialmente nessa época em que o trabalho em equipe e o respeito pelo espaço dos outros vêm tomando o lugar do individualismo e do autoritarismo. Hoje, é associada à qualidade dos relacionamentos, à criação e à manutenção de uma imagem de profissionalismo, compatível com a imagem que as próprias empresas buscam projetar junto a clientes, consumidores, parceiros, e opinião pública.

        Como vemos no paragrafo anterior a Etiqueta Empresarial vem se moldando com o passar do tempo e despertando interesse tanto para pessoas que queiram se tornar um profissional melhor, que não se limitam a competências e conhecimentos técnicos, tanto para as empresas que queiram passar uma impecável para seus clientes e alavancar as habilidades interpessoais de seus executivos.

        Segundo Guirão (2008, p. 161) “De todos os relacionamentos que se tem no ambiente coorporativo, o que existe entre chefe e secretária é o mais próximo do cotidiano”, portanto deve ser regida por consideração, respeito, boas maneiras, gentileza e consciência do papel de cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (128.5 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com