TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SOBRE ETIQUETA EMPRESARIAL

Por:   •  30/4/2017  •  Resenha  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  849 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA SOBRE ETIQUETA EMPRESARIAL

A etiqueta empresarial ou profissional trata-se se uma série de regras cerimoniosas que são estabelecidas entre pessoas dentro ou fora de uma organização e que são definidas a partir do bom senso. Essas regras se fazem necessárias, pois para atingir a ascensão profissional e pessoal, é preciso ter habilidades no trato e no agir com parceiros de negócios e na sociedade como um todo.

No campo profissional, bem como no convívio social, existem normas, atitudes e regras que devem ser seguidas para se construir bons relacionamentos. Existe, claro, algum preconceito que ainda ronda as regras de etiqueta, mas segui-las não significa dizer que a pessoa seja esnobe. Evidente que todo e qualquer excesso na formalidade acaba soando como algo montado e falso, o que não é bem-visto em lugar nenhum.

A importância dessas regras servem para ditar a maneira como a qual devemos nos portar diante de várias situações dentro de uma organização. Saber portar-se em uma reunião de negócios, no ambiente de trabalho, quando se tem o conhecimento e o domínio sobre as condutas de etiqueta, tudo isso conta como ponto positivo na hora de construir a imagem do bom profissional. A consequência, sentida na prática, é que esse profissional será respeitado e admirado por todos.

Mas seguir apenas a forma correta de se comportar, vestir, comer, andar não é suficiente. Existe uma série de outras regras de etiqueta que devem nortear o bom profissional para que o mesmo possa representar bem uma empresa.

As normas de etiqueta contam ainda com outras condutas que auxiliam o profissional a manter, no universo corporativo, além do talento, a credibilidade diante de sua postura e imagem. São elas: gentileza e cordialidade com os chefes, colegas e pessoas que ocupam posições mais modestas. O profissional jamais deve deixar seus problemas pessoais interferir no ambiente de trabalho. Atender celulares em reuniões é algo inadmissível, em caso extremo, uma emergência, uma saída discreta para atender, com o aparelho no modo silencioso é o recomendado.

O feedback negativo nunca deve ser dado em público, essa é uma atitude que constrange o colaborador, é preciso usar o respeito e bom senso. A falta de pontualidade não apenas na entrada do trabalho, mas em reuniões, encontros, compromissos, também contam como ponto negativo quando o assunto é etiqueta profissional.

Esses foram apenas alguns pontos destacados, mas as regras de etiqueta profissional são muitas, e dificilmente um colaborador passará por uma empresa sem cometer alguma gafe. Nesse sentido o conhecimento, a disciplina e a prática se fazem necessários para que as chances de cometer algum erro diminuam. Vale ressaltar que quanto maior certeza de como se comportar em qualquer ambiente e saber lidar com as pessoas, mais importante e seguro o profissional se sentirá e dessa forma, automaticamente ele agirá com muito mais naturalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com