TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXEMPLO PCP

Pesquisas Acadêmicas: EXEMPLO PCP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2013  •  2.035 Palavras (9 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS TECNÓLOGICA

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

CASO MX S.A

São Luís

2013

CASO MX S.A

Trabalho apresentado à disciplina Planejamento e Controle da Produção, do curso de Engenharia de Produção da Universidade Estadual do Maranhão como requisito para obtenção da nota referente à 1ª Avaliação.

Professor Msc. Mauro Enrique Carozzo Todaro

São Luís

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 2

2. METODOLOGIA 3

3. ESTUDO DE CASOS 4

4. CONCLUSÃO 14

5. REFERÊNCIAS 15

1. INTRODUÇÃO

Em meio a um mercado cada vez mais competitivo, as organizações têm intensificado o uso de técnicas de planejamento como forma de alcançar as metas estabelecidas na estratégia corporativa. Partindo-se da premissa de que uma estratégia competitiva bem delineada é condição essencial para o atendimento dos objetivos organizacionais, a coordenação das várias atividades que uma empresa precisa realizar para atingir os seus objetivos normalmente requer um direcionamento único e plenamente conhecido pela organização.

Planejar significa antecipar decisões sobre as ações a serem tomadas para se obter um resultado futuro desejado. Isso envolve estabelecer de onde se parte, projetar as condições futuras fora do nosso controle e imaginar um conjunto coerente de ações que possam nos conduzir a esse futuro desejado.

De forma geral, um projeto ou um sistema produtivo qualquer, seja de manufatura ou serviços, tem, em seu horizonte de planejamento uma diferenciação básicas que incorpora três momentos consecutivos e igualmente importantes: um futuro próximo, um plano agregado e um desagregado. Pode parecer estranho ao entendimento de um leigo, mas o primeiro horizonte de planejamento que será levado em consideração será o de um futuro próximo. Após isto, admite-se que a capacidade, de uma forma mais abrangente, está estabelecida, daí então, parte-se para o cálculo de um horizonte de tempo menor, até se chegar ao que se entende, no mundo do planejamento como o presente, que nada mais é que um futuro bem próximo, do ponto de vista da premeditação do sistema, que se configura como um plano desagregado.

Um horizonte de planejamento, fundamentalmente se dá com: definição da estratégia competitiva da empresa; cálculos para previsões de demandas agregadas, considerando-se uma família de produtos; um foco mais voltado para a parte operacional, com um planejamento começando a se direcionar para cada produto especificamente (demanda desagregada); um planejamento essencialmente operacional, voltado para o cumprimento de metas em um horizonte de dias, para se atender à demanda desagregada ou real.

2. METODOLOGIA

Apresenta-se, neste trabalho, o resultado de um estudo de caso, intitulado Caso MX S.A.. De forma geral, o estudo de caso engloba, em sua primeira questão, alternativas de planos de produção, considerando-se situações pré-estabelecidas; em sua segunda questão, um plano agregado com base no menor custo total, obtido pela primeira questão; e a terceira questão, propondo a resolução da análise estrutural de um MPS, para os produtos listados no estudo. Ao final deste trabalho, pretende-se chegar ao resultado do estudo de caso, com soluções viáveis para o problema proposto e, sobretudo, ao entendimento próximo de como funciona o planejamento de uma manufatura.

3. ESTUDO DE CASOS

01°) A empresa MX S.A. utiliza um produto agregado para planejar sua produção e quer preparar um plano para o próximo ano, com as seguintes alternativas:

a) Plano de Produção com dotação de pessoal constante, sem horas extras (podem existir faltantes);

b) Plano de Produção incrementando a dotação de pessoal em um operário a partir do mês 6 e fazendo horas extras equivalentes ao 25% da jornada de trabalho normal, durante o ano inteiro.

c) Plano de Produção sem horas extras, contratando mais pessoal (temporário) nos períodos que seja necessário. A contratação é por períodos completos e o pessoal a contratar tem que ser o mínimo e indispensável. Utiliza-se toda a capacidade resultante. O custo de produção com pessoal contratado é o mesmo que com pessoal regular.

Para a análise se têm os seguintes dados:

Analisar cada uma das alternativas e calcular seus custos totais. Realizar o gráfico da demanda acumulada e da produção acumulada para cada alternativa.

Para resolução do problema descrito acima, realizamos análise de três formas distintas de se gerenciar e planejar uma produção. Levando-se em conta fatores como estoques, custos de faltantes, custos de produção, mão de obra e etc. O objetivo, a priori, é analisar qual destes planos é o mais viável do ponto de vista financeiro para esta manufatura. Para tanto, o problema foi resolvido com a construção de um plano de produção, confeccionado através de uma tabela por meio da ferramenta Excel e que considera as situações impostas por cada tópico. As colunas representam as variáveis analisadas, que são: a demanda (mensal e acumulada), produção (mensal e acumulada), estoque (acumulado), faltantes, e, por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com