TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXEMPLOS PRATICOS - PRINCIPIO DA CONTABILIDADE

Casos: EXEMPLOS PRATICOS - PRINCIPIO DA CONTABILIDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  3.072 Visualizações

Página 1 de 2

EXEMPLOS PRÁTICOS DE PRINCIPIOSFUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE

Princípio da entidade

Exemplo: A contabilidade de uma empresa não deve se misturar com a de sócios. Portanto, a empresa deve registrar somente fatos que se refiram a seu patrimônio. Por exemplo, não deve registrar com desp. da empresa a conta de telefone particular do sócio.

Princípio da continuidade

Exemplo: A Contabilidade atua pressupondo que a empresa não será instinta. Portanto terá continuidade e mesmo diante do fim da mesma, do encerramento da continuidade a contabilidade assume esta postura prevendo seu encerramento e perdas.

Princípio do registro pelo valor original

Exemplo: Os registros são feitos na devida tempestividade (data correta de aquisição, independente do pagamento) e pelo valor de aquisição ou fabricação. Ou seja, Registro um produto adquirido por 100 a prazo. No Estoque por este valor e no passivo a dívida gerada. Exemplo2: o contador Sr. Manoel deve registrar os fatos contábeis de encerramento da empresa X, na data de sua ocorrência, de maneira íntegra e tempestiva, para que seus usuários, com base nessas informações, também registrem esses fatos nas suas empresas.

Princípio da Atualização Monetária

Exemplo: fere-se ao ajuste dos valores dos componentes patrimoniais, pela legislação brasileira a correção só ocorre se no último triênio (3 anos) a inflação acumulada for de100% ou mais. Exemplo: A inflação dos últimos 3 anos foi de 105% Logo, o valor de estoque que é 100 passa a ser corrigido para 205 (variou mais 105%).

Princípio da Oportunidade

Exemplo: Refere-se ao momento em que devem ser registradas as variações patrimoniais. Exemplo, as provisões para férias e 13º Salários são feitas mensalmente mesmo sendo despesas futuras.

Princípio da Competência

Exemplo: Despesas e receitas devem ser contabilizadas quando efetivamente realizadas e não quando pagas ou recebidas.

Exemplo: Venda a prazo em janeiro para receber em março. Embora não recebida esta venda é receita de Janeiro, mês da venda.

Princípio da Prudência

Exemplo: Entre várias alternativas válidas, para as receitas considere a menor e para despesas o valor maior. Exemplo: Dívida trabalhista a empresa prevê pagar um ação entre 2000 e 5000 reais. Então registra na contabilidade o valor maior mesmo que existam pouco mais de chance de pagar um valor menor.

...

Baixar como  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »