TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCICIOS DE PACTO PELA VIDA

Seminário: EXERCICIOS DE PACTO PELA VIDA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Seminário  •  1.389 Palavras (6 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 6

EXERCICIOS DE PACTO PELA VIDA

01) Faz parte das estratégias nacionais para financiamento específico do PAB variável:

A) Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

D) Programa de Imunização do Idoso.

B) Programa de Aleitamento Materno.

E) Atendimento a hipertensos e diabéticos.

C) Projeto Sanitário Distrital.

02 - A implantação do Pacto pela Saúde, nos seus três componentes Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gestão – tem possibilitado a efetivação de acordos entre as três esferas de gestão. Sobre esses trêscomponentes, relacione:

1) Pacto pela Vida

2) Pacto em Defesa do SUS

3) Pacto de Gestão

( ) está constituído por um conjunto de compromissos sanitários, expressos em objetivos de processos e resultados e derivados da análise da situação de saúde do país e das prioridade definidas pelo governo federal e pelos governos estaduais e municipais.

(Questão da resposta anterior)

( ) envolve ações concretas e articuladas pelas três instâncias federativas no sentido de reforçar o SUS como política de estado mais do que política de governos; e de defender, vigorosamente, os princípios basilares dessa política pública.

( ) estabelece as responsabilidades claras de cada ente federado de forma a diminuir as competências concorrentes e a tornar mais claro quem deve fazer o quê, contribuindo, assim, para o fortalecimento da gestão compartilhada e solidária do SUS.

Assinale a alternativa que corresponde a seqüência correta de cima para baixo:

a) 1-2-3. c) 3-2-1.

b) 2-3-1. d) 1-3-2.

03 - A gestão do conhecimento é uma ferramenta organizacional aplicada tanto no meio acadêmico quanto em serviços sociais ou empresariais que identifica, administra e explora o conhecimento criado na organização e/ou adquirido ao longo do trabalho cotidiano (tanto de fontes internas quanto externas) que difunde as melhores práticas e que facilita a geração de novos conhecimentos e sua materialização em produtos e serviços. Em um país como o Brasil, em que há um sistema público de saúde, um sistema de gestão do conhecimento em Ciência e Técnologia (C&T) em saúde deve contribuir para o cumprimento dos princípios do sistema de saúde. Para tanto, necessita:

1) ser abrangente, ou seja, capaz de atender às necessidades e às peculiaridades de um país tão grande e diverso; de contemplar a todos os setores da sociedade; deve estar associada a uma política de caráter nacional; deve criar o ambiente profissional sobre o tema, tanto nas entidades acadêmicas quanto na indústria e nas organizações do sistema de saúde.

2) ter fluidez, isto é, ser capaz de eliminar obstáculos à colaboração e ao compartilhamento de informações.

3) ser dinâmica, de modo que sua própria execução leve a novos desenvolvimentos, em um processo de retroalimentação com os diversos segmentos e os atores do sistema de saúde. Deve, ainda, admitir as novas incorporações conceituais e tecnológicas sem modificar sua essência ou seus objetivos gerais.

4) ser fechada a fim de incorporar aportes e desenvolvimentos de outras técnicas de gestão e tecnologias, sem afetar sua execução e seus objetivos.

5) ser integradora, o que significa ser aceita pela maior parte dos componentes do sistema e facilitar a ação sinérgica, criativa geradora de riqueza.

Assinale a alternativa correta:

a) apenas 1 - 3 - 5 estão corretas. c) apenas 1 - 2 - 3 - 5 estão corretas.

b) apenas 2 - 3 - 4 - 5 estão corretas. d) apenas 1 - 2 - 3 - 4 estão corretas.

04 - A Programação Anual de Saúde é o instrumento que operacionaliza as intenções expressas no Plano de Saúde, cujo propósito é determinar o conjunto de ações voltadas à promoção, à proteção e à recuperação da saúde, bem como da gestão do SUS. A Programação Anual de Saúde deve conter:

I - a definição das ações que, no ano específico, irão garantir o alcance dos objetivos e o cumprimento das metas do Plano de Saúde.

II - o estabelecimento das metas anuais relativas a cada uma das ações definidas.

III - a identificação dos indicadores que serão utilizados para o monitoramento da Programação.

IV - a definição dos recursos orçamentários necessários ao cumprimento da Programação.

Assinale a alternativa correta:

a) apenas I – III estão corretas c) I – II – III – IV estão corretas

b) apenas I – II estão corretas d) nenhuma das alternativas anteriores

05. O Pacto pela Vida é constituído por um conjunto de compromissos entre os gestores do SUS em torno de prioridades para a saúde da população brasileira.

Assinale a alternativa que expressa uma das prioridades pactuadas.

A) Saúde indígena

B) Tratamento humanizado

C) Direito dos usuários do SUS

D) Doenças emergentes e endemias

06.Constituem fontes de informação essenciais para o planejamento em saúde pública,

EXCETO

A) sistema de Informação da Atenção Básica.

B) informação da Renda per capita.

C) declaração de óbito.

D) declaração de nascidos vivos.

07 - Para planejamento, programação e desenvolvimento das ações na área da assistência à saúde é fundamental que se compreenda como princípio básico que as unidades públicas de saúde, sejam municipais, estaduais ou federais, integram automaticamente o SUS. Somente a partir da utilização plena dessa capacidade é que o gestor público deve buscar a contratação de serviços privados, devendo, nestes casos, priorizar as instituições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com