TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFLUÊNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO NA QUALIDADE DE VIDA DE GESTANTES

Por:   •  27/3/2020  •  Artigo  •  1.598 Palavras (7 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 7

INFLUÊNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO NA QUALIDADE DE VIDA DE GESTANTES TEMA

Introdução

São inúmeras as alterações que acontecem na mulher em decorrência da gravidez. As mudanças acontecem de forma gradativa e, por sua vez, começam antes mesmo da descoberta da gestação. As principais são metabólicas, respiratórias, gastrointestinais, nos órgãos reprodutivos, cardiovasculares, renais, endócrinas, dermatológicas e nos musculoesqueléticos, entre outros. Contudo, a gravidez não se resume tão somente a aspectos biológicos, pois é, um período de mudanças e rupturas paras mulheres. De acordo com o que ressalta Marques e Duarte (2000), cada mulher é um universo, e se comportam de diferentes maneiras de acordo com os vários estímulos inerentes. E essas diferenças devem ser aceitas e respeitadas e em especial no período gestacional.

O sedentarismo antes da gravidez, acarreta um enfraquecimento do condicionamento físico no período gestacional, associado a esse fator, a ausência de atividades físicas pode levar a gestante a algum risco de doenças durante e depois da gestação. Pesquisas revelam que mulheres fisicamente ativas, tem menor probabilidade de riscos como salienta Takito et al (2009), prematuridade, diabetes gestacional e pré-eclâmpsia.  

Tanto o sobrepeso e obesidade pré-gestacional como aumento excessivo de peso na gestação são problemas relevantes no Brasil das últimas décadas (STULBACH. et al, 2007) assim sendo, ressalta-se a relevância de atividades físicas o período gestacional. E as vantagens são em suma de grande importância como a prevenção de lombalgia, melhora do sistema vascular, fortalecimento da musculatura pélvica, reduz a possibilidade de ter partos cesáreos e prematuros, diminui as dores na hora do parto pois, melhora a flexibilidade, controla o peso e autoestima.

Artal e Wiswell (1999), ressalta que a atividade física para mulheres grávidas teve início no século XX, após enfrentamentos de tabus e malefícios, vencendo o medo referente as pessoas que assistiam as mesmas praticar atividades físicas, assim os exercícios foram incorporados as suas vidas.

De acordo com Lederman e colaboradores (1997), o ganho de peso adequado para a saúde da gestante, é que proporciona e garante o crescimento, o bem-estar fetal e aquele que provê estoques gordurosos suficientes para a gestante em seu período gestacional, assim como também após o parto, dando suporte no período de amamentação sem a possibilidade de acarretar uma obesidade.

        Assim sendo, cabe ressaltar que a relevância das atividades físicas durante a gestação, pois, é a partir da prática da mesma que a gestante passa a modificar seus hábitos proporcionando um melhor estilo de vida, como menciona Artal e O’toole (2003), um estilo de vida ativo fisicamente o que implica em melhores condições de saúde da população feminina, visto que evitaria desconfortos gerados durante esse processo. 

        Partindo desses pressupostos, o presente artigo, tem a finalidade acerca de uma revisão bibliográfica, mostrar e ressaltar a relevância da prática de atividades físicas durante o processo de gestação, salientar alguns cuidados que se faz necessário durante a prática de exercícios com mulheres grávidas.

Objetivos

 

Objetivo Geral

  • Sistematizar os conhecimentos básicos e pertinentes a uma abordagem abrangente de gestantes na prática de atividade física.

Objetivos específicos

  • Analisar como a atividade física vem ajudar a evitar doenças psicologias nas gestantes;
  • Analisar os benefícios da atividade física em gestantes, bem como físicos e psicológicos, durante a gravidez;
  • Identificar os principais problemas que levam a gestante a não praticar exercício físico durante a gestação.

Metodologia

Primordialmente foi realizada uma pesquisa relacionada ao tema abordado, ou seja, referente as temáticas voltadas para gravidez, fisiologia do corpo materno, aspectos psicológicos e vantagens da prática de exercícios físicos durante o período de gestação. Assim sendo, desenvolvimento da pesquisa se deu através de revisões literárias e análises de dados encontrados em fontes primárias.

Para melhor embasamento teórico e entendimento referentes aos aspectos do período gestacional foi utilizado alguns descritores nas buscas online: alterações fisiológicas das gestantes; alterações emocionais da gestante; importância das atividades físicas no período gestacional. Fez-se necessário recorrer as plataformas do GOOGLE ACADÊMICO, SCIELO, revistas eletrônicas de saúde da mulher grávida entre outros que muito contribuíram para a elaboração deste.

Após o levantamento, o material foi estudado e selecionado. Contando com a seleção de 6 artigos para melhor embasamento, que por sua vez, foi de grande importância para o estudo sobre a relevância das práticas de atividade físicas paralelamente ao processo de gestação. Os principais autores utilizados de cada texto pesquisado foram Artal (1999 e 2003), Lederman (1997), Marques (2000), Stulbach (2007), Takito (2009), entre outros.

Após a verificação dos assuntos, é indiscutível que a atividade física promove benefícios na qualidade de vida e saúde. Ainda a poucos estudos na área de exercícios específicos para gestantes em particular. Observando que a pratica de atividades físicas tem crescido nesse grupo é essencial o trabalho em conjunto do médico com o profissional de educação física, para que ocorra um trabalho seguro, sem risco a mãe e o bebê, proporcionando bem-estar, autoestima, trazendo não só um benéfico físico como também o benefício psicológico.  

Recursos

A coleta dos artigos para o embasamento teórico foi realizada no mês de novembro entre os dias 06 a 12 de 2019, o processo se deu com os seguintes critérios: artigos publicados nos últimos 10 anos. Foram incluídos artigos relacionados a temática aborda sobre gestação, exercícios físicos, feto, fortalecimento de musculoesqueléticos, partos normais entre outros.  Foram excluídos das análises os artigos não disponíveis bem como os artigos que não apresentaram clareza na metodologia, e que foram publicados antes de 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (93.5 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com