TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO PARA CONTROLE DO ESTRESSE NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA

Por:   •  15/6/2017  •  Bibliografia  •  6.463 Palavras (26 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 26

SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DO INTERIOR PAULISTA

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO INTERIOR PAULISTA FAIP

BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

MARCOS JR. GUTIERRES CIPRIANO

PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO PARA CONTROLE DO ESTRESSE NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA

Orientador: Prof. Me. Deybson Biondo

SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DO INTERIOR PAULISTA

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO INTERIOR PAULISTA FAIP

BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

MARCOS JR. GUTIERRES CIPRIANO

PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO PARA CONTROLE DO ESTRESSE NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA

Artigo apresentado como pré-requisito da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II, do Curso de Bacharel em Educação Física da Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

Orientador: Prof. Me. Deybson Biondo

 São Paulo

2016

Trabalho de Conclusão de Curso apresentada à Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista – FAIP como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Educação Física.

ORIENTADOR: Prof. Me. Deybson Biondo

Aprovado em: ___/___/___

BANCA EXAMINADORA:

__________________________________

Prof. Me. Deybson Biondo

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO INTERIOR PAULISTA

ORIENTADOR

_________________________________

 Prof. Me. Daniel Pereira Coqueiro

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO INTERIOR PAULISTA

EXAMINADOR

_______________________________

Profa. Esp. Regina Mary Mantovani Piraccini de Freitas

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO INTERIOR PAULISTA

EXAMINADORA

EPÍGRAFE

“ .... Cante a vida, na beleza da imperfeição... ”

(Sorriso Maroto)

DEDICATÓRIA

Dedicado aos futuros profissionais que necessitam de aperfeiçoar suas qualidades a partir do momento em que trabalham ou auxiliam pessoas a melhorar seu bem-estar físico e, principalmente emocional.

AGRADECIMENTOS

A Deus, por me dar a oportunidade de ver um novo dia e fazer dele o mais agradável possível.

A minha mãe, Rosangela Gutierres, onde foi um dos pilares de exemplo e dedicação em minha vida.

A minha família, constituída de parentes e amigos, que me mostraram diversas maneiras de sorrir e transmitir alegria.

A minha coordenadora da academia Ativa, Janaína Negrizolli Richter, por se disponibilizar em dar as aulas no meu lugar enquanto eu terminava meus estudos.

A minha Professora e amiga, Tati Silva, por me orientar sobre o tema do trabalho.

Ao meu orientador, Deybson Biondo, por ter paciência em me ajudar a elaborar o artigo.

A mim, Marcos Jr. Gutierres Cipriano, por se interessar em aderir a profissão não só visando a estética, mas também mudar para melhor a vida das pessoas.

 RESUMO

O estresse é um fenômeno que atinge toda população, na maioria os adultos. Por falta de tempo ou excesso de trabalho, as pessoas ficam expostas ao aumento desse agente podendo apresentar sintomas de doenças. Existem dois tipos de estresse: o eustresse (o positivo), necessário para inspirar e motivar no dia-a-dia, e o distresse (o negativo), que é prejudicial ao nosso desempenho, onde ultrapassa nossa necessidade. Sabendo que o estresse negativo é o que atua com maior frequência dentro do modo de vida dos adultos, a maneira mais saudável de reduzir e controlar o agente é a prática de atividade física regular, onde o indivíduo proporciona uma qualidade de vida através dos benefícios físicos e psicológicos. O objetivo consiste em apresentar os benefícios da atividade física regular e as reações em quem realiza a prática, assim como as respostas físicas e psicológicas. A partir de análises sobre o tema relacionado, sendo uma revisão de literatura, de forma qualitativa, assim, constatando uma diminuição significativa do estresse, onde a atividade física regular seria uma sugestão positiva contra o agente estressor.

Palavras chave: Estresse; atividade física; qualidade de vida.

ABSTRACT

Stress is a phenomenon that affects the whole population, in most adults. For lack of time or overwork, people are exposed to this agent may increase symptoms of disease. There are two types of stress: eustress the (positive), necessary to inspire and motivate the day-to-day, and distress (negative), which is detrimental to our performance, which exceeds our need. Knowing that negative stress is what works most often within the adult way of life, the healthiest way to reduce and control the agent is the practice of regular physical activity, where the individual provides a quality of life through physical benefits and psychological. The goal is to present the benefits of regular physical activity and reactions in those who perform the practice, as well as physical and psychological responses. From analysis on the related theme, and a literature review, qualitatively as well, noting a significant decrease in stress, where regular physical activity would be a positive suggestion against the stressor.

Keywords: Stress; physical activity; quality of life


INTRODUÇÃO

Com o passar dos anos, cada vez mais as pessoas estão em convívio de eventos estressores, no qual preenche toda rotina diária. Isso ocorre tanto no profissional (trabalho) quanto no pessoal (familiar), e como consequência, acabam deixando de cuidar da saúde própria por falta de tempo (ONO, 2009). São fatores como tarefas adicionais, pressões recebidas no trabalho, excesso de responsabilidade, em geral, podem elevar o aumento de estresse negativo do indivíduo, porém, quando os níveis são elevados a questões severas, podem aumentar os riscos de doenças ligadas aos sistemas do corpo humano, entre eles, o cardiovascular, o respiratório, o imunológico e o nervoso sensorial (LIPP, 1984).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.7 Kb)   pdf (458.5 Kb)   docx (300.1 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com