TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCÍCIO FÍSICO COMO MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS COM DIABETES

Por:   •  3/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.741 Palavras (15 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

FACULDADE REGIONAL DE ALAGOINHAS- FARAL

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FISÍCA

ANDERSON PEREIRA NOVAES

EXERCÍCIO FÍSICO COMO MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS COM DIABETES

Alagoinhas - BA

2018

ANDERSON PEREIRA NOVAES

EXERCÍCIO FÍSICO COMO MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS COM DIABETES

Projeto de pesquisa submetido à Faculdade Regional de Alagoinhas, como requisito da disciplina: práticas de pesquisa em Educação Física, esporte e lazer sob a orientação do Professor Esp. Cleidison Machado Santana.

Alagoinhas – BA

2017

RESUMO

A Diabetes é uma doença crônica que acomete boa parte da população mundial. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população, e esse número está crescendo, em alguns casos o diagnóstico demora, favorecendo o aparecimento de complicações. A Diabetes é separada por faixa etária, a do tipo 1 é considerada uma doença autoimune decorrente de o próprio corpo produzir anticorpos que atacam as células betas produzidas no pâncreas e tem como principal função a produção de insulina que garanti o controle e o transporte da glicose na correte sanguínea para as células. Tem origem hereditária, pois é relacionada a fatores genéticos e geralmente aparece na infância ou adolescência. Enquanto o tipo 2 é responsável por 90% dos casos da doença, tendo como característica a resistência ou insuficiência da insulina, causado alterações nos níveis de açúcar no sangue e surge na fase adulta está associada ao sedentarismo e a obesidade por conta do estilo de vida de alguns indivíduos. O método central da pesquisa foi o qualitativo, desenvolvido a partir de referências bibliográficas de cunho exploratório, considerando-se que foram analisados a partir de obras e teorias já existentes. Tomando como base essa analise o seguinte trabalho tem o intuito de contribuir sendo mais uma ferramenta para formação de novos profissionais de educação física e discutir os benefícios dos exercícios físicos como forma de melhoria na qualidade de vida das pessoas com diabetes tipo 2. A pratica de exercícios físicos mostra-se como uma importante ferramenta auxiliadora no controle da glicemia sanguínea e na melhoria da qualidade de vida das pessoas com essa doença. Saber como exercício físico pode atuar na melhoria da condição de vida do Diabético é a questão norteadora desse trabalho.

Palavras – chave: Diabetes Mellitus; Exercício Físico; Controle da Glicemia. 

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................05

2. OBJETIVO GERAL................................................................................................06

2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS................................................................................06

3. METODOLOGIA....................................................................................................06

4. REFERENCIAL TEÓRICO.....................................................................................07

4.1 CARACTERIZAÇÃO DO DIABETES MELLITUS...............................................07

4.2 CONTRIBUIÇÃO DO EXERCÍCIO FÍSICO NO CONTROLE DO DIABETES....09

4.3 EXERCÍCIOS FÍSICOS QUE AUXILIAM NO TRATAMENTO DO DIABETES...11

5. CONSIDERAÇÕESFINAIS....................................................................................13

6. REFERENCIAS......................................................................................................14

1. INTRODUÇÃO

Conforme a Sociedade Brasileira de Diabetes (2013), O diabetes é uma doença crônica metabólica caracterizada pelo aumento da glicose no sangue. O distúrbio acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir a insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo. A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar as células, para ser utilizado como fonte de energia, é associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sanguíneos.

A Diabetes é separada por faixa etária, a do tipo 1 é considerada uma doença autoimune decorrente de o próprio corpo produzir anticorpos que atacam as células betas produzidas no pâncreas e tem como principal função a produção de insulina que garanti o controle e o transporte da glicose na correte sanguínea para as células. Tem origem hereditária, pois é relacionada a fatores genéticos e geralmente aparece na infância ou adolescência.

Enquanto o tipo 2 é responsável por 90% dos casos da doença, tendo como característica a resistência ou insuficiência da insulina, causado alterações nos níveis de açúcar no sangue e surge na fase adulta está associada ao sedentarismo e a obesidade por conta do estilo de vida de alguns indivíduos. Entre outros, existe alguns tipos raros de Diabetes como defeitos genéticos da célula beta, defeitos da ação da insulina, doenças no pâncreas, uso de alguns medicamento e Diabetes Gestacional que aparece no terceiro mês de gestação podendo se estender após a gravidez.

Conforme o Ministério da Saúde estima-se que existam hoje no Brasil 14,3 milhões de pessoas com diabetes, uma doença crônica na qual o corpo não produz o hormônio insulina ou não consegue exercer adequadamente os seus efeitos causando o aumento ou diminuição da glicose no sangue. Esse hormônio é produzido no Pâncreas sendo responsável pelo controle das taxas de açúcar no sangue, quando os níveis dessas taxas estão alterados podem causar tanto o Diabetes como outras patologias, agravando ainda mais a situação do Diabético.

Existem estudos convincentes que apontam os benefícios do exercício físico na prevenção e no controle das taxas de glicemia de pessoas com Diabetes tipo 2. Qualquer exercício físico aeróbico ou anaeróbico pode ser praticado pelo diabético desde que os cuidados necessários sejam tomados para possíveis complicações. Os benefícios em curto prazo são ação da insulina na metabolização do açúcar no corpo do aumento da captação de glicose pelas células, e a diminuição da glicose sanguínea e a logo prazo melhora das funções cardiorrespiratórias, controle da pressão arterial, aumento do HDL, diminuição do LDL, redução das triglicérides e gordura corporal, ajuda no controle da ansiedade e depressão, principalmente na redução dos efeitos relacionados às doenças cardiovasculares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (210.2 Kb)   docx (45.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com