TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE DE VIDA EM GESTANTES PRATICANTES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS

Por:   •  2/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  5.143 Palavras (21 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]


[pic 11]


agradecimentos

Quero agradecer primeiramente a Deus que me sustentou e me deu forças pra seguir por esses quatro anos.

Agradeço aos meus pais Luiz Carlos e Benedita dos Santos, por tudo que fizeram por mim, por terem me ensinado e caminhado junto comigo no caminho certo, por terem me incentivado sempre, e estarem sempre ao meu lado, devo cada conquista minha a vocês.

Agradeço também ao meu noivo Thiago Carlos por toda paciência que teve comigo nesse período difícil, por sempre estar ao meu lado me lembrando que sou capaz, e sempre me apoiando com todo seu amor e carinho.

Agradeço a minha grande amiga Mariara Santos, que esteve comigo desde o início me ajudando e me apoiando em tudo, obrigado pela paciência e dedicação de sempre.

Agradeço a minha parceira Raquel Dias, por desde o começo ter enfrentado todos os obstáculos que tivemos e mesmo assim não perdemos a fé, hoje se conseguimos realizar esse trabalho com êxito foi porque demos o nosso melhor sempre.

Agradeço ao meu grupo de amigas da faculdade, carinhosamente apelidado de gangue, por todos os trabalhos, seminários, tardes de estudos e noites de risadas, obrigado por fazerem desses quatro anos inesquecíveis.

Agradeço aos meus professores que fizeram dessa caminhada muito enriquecedora, e ensinaram valores que vão muito além da sala de aula, em especialmente agradeço a Professora Jayne Borim, por ter nos auxiliado nesse trabalho, se conseguimos concluir foi por todo o auxílio que tivemos dela.

Mariane Paula


Agradeço primeiramente a Deus, a Jesus Cristo por estarem comigo sempre em todos os momentos me dando forças, saúde e vida para vencer nessa caminhada.

Agradeço a Mãe Rainha por olhar por mim e interceder sempre na minha vida.

 Agradeço ao meu Pai Osvaldo Joaquim Chaves e minha Mae Vera Lucia Dias Chaves, que com as palavras e os ensinamentos, carinho, amor me ajudaram, a concluir mais uma etapa da vida e por sempre estarem comigo em todos os momentos.

 Agradeço aos meus irmãos, Rosilene Dias Chaves, Fabio Dias Chaves, Regiane Dias Chaves e Fabiane Dias Chaves que sempre estão ao meu lado me apoiando e ajudando nas horas difíceis.

Agradeço ao meu namorado Fernando Akira Takachi que sempre esteve presente me ajudando e apoiando, com seu amor, carinho e companhia.

Agradeço minha parceira Mariane Paula, pelo companheirismo e comprometimento em todos os momentos que tivemos.

 Agradeço aos professores que me ensinaram tudo que é preciso para seguir na vida profissional, pois são a base de todos profissionais. Em especial a Professora Jayne Borim, por ter nos auxiliado e contribuído para essa nossa etapa final, pelo seu carinho e dedicação e muito amiga.

Raquel Dias


Em verdade, em verdade vos digo: se o grão                                         de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer produz muito fruto.

(Joao 12:24)


SANTOS, Mariane Paula; CHAVES, Raquel Dias. Qualidade de vida em gestantes praticantes de exercício físico. 2015. 22 pag. Trabalho de Conclusão de Curso Graduação em Educação física- Bacharel – Universidade norte do Paraná, Londrina, 2015

RESUMO

A qualidade de vida é definida como a percepção do indivíduo da sua saúde, das limitações funcionais e psicológicas, então basicamente o conceito de qualidade de vida é o funcionamento físico, mental e social apesar de ser um termo bastante conhecido nos meios de estudo dos últimos anos, é muito difícil atribuir um consenso sobre uma exata definição. No período de gestação podemos ver que a qualidade de vida das gestantes pode variar, pois a gestação é um período de muitas mudanças, tanto físicas, como psicológicas e sociais, esse período exige uma adaptação na vida da gestante. O exercício físico melhora as condições cardiorrespiratórias e vasculares, características importantes, pois o sangue é eficientemente transportado para a placenta que fornece oxigênio e nutrientes para o bebê. Sendo assim o objetivo deste trabalho foi verificar os aspectos da qualidade de vida de gestantes praticantes de exercício físico. A metodologia aplicada foi revisão de literatura desenvolvida a partir de um material já elaborado, constituídos de livros e artigos científicos. Com base na revisão de literatura sobre os benefícios do exercício físico, acredita-se que as mulheres que praticam exercícios físicos na gestação podem ter uma melhor qualidade de vida durante todo o processo gestacional.

Palavras-chave: Qualidade de vida, gestação, exercício físico, benefícios do exercício físico.



SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        8

2 REVISÃO DE LITERATURA        10

2.1  Qualidade de vida no periodo gestacional        10

2.2  Processo da gestação        12

2.3  Sinais de alertas e exercícios físicos não recomendado na gestação        13

2.4  Benefícios da atividade fisica na gestação        14

2.5  Benefícios para o feto        16

2.6 Atividades indicadas        17

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        19

REFERÊNCIAS        20

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)   pdf (266.2 Kb)   docx (240.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com