TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL

Pesquisas Acadêmicas: EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Refletir sobre as múltiplas Expressões da Questão Social que é considerada um processo tardio, dentre os fatos mais importantes estão o enfrentamento das diversas desigualdades sofridas pela população, buscando por meio de manifestações e lutas pelas condições de vida, de trabalho, por direitos para viverem em uma sociedade igualitária para todos.

As dificuldades são diversas e não é fácil ser encontradas soluções para a luta de conflitos de classes sociais. Devem ser criadas estratégias para o enfrentamento da questão social por parte das famílias brasileiras.

2 DESENVOLVIMENTO

As expressões da questão social não é novidade no Brasil, até porque as desigualdades e outras formas de abusos trabalhistas são constatadas desde os primeiros anos da República. A questão social torna-se visível na Europa Ocidental no final século XIX e foi quando denominaram o nome, com um processo de empobrecimento consequente da industrialização e urbanização havendo uma relação direta entre cada período dessa formação social. Nas novas expressões sociais houve um grande investimento do poder público na expansão da economia onde houve avanços nas áreas da educação, saúde, assistência sociais.

A produção industrial impôs uma nova fisionomia ao contexto social onde o Estado era sempre moldado pelas exigências do capitalismo.

A igreja católica teve grande influencia no surgimento do serviço social por meio do catolicismo, quando eles objetivavam a recristianização da população, com o aumento populacional nas cidades devido o processo de industrialização veio à necessidade de se criar políticas sociais.

No surgimento do Serviço Social houve algumas expressões com a estratégia da redução das prestações de serviços sociais em quantidade, qualidade e variabilidade, buscando anular o direito das políticas sociais e assistenciais.

Existem diversas formas de expressões das desigualdades existentes em nosso país, podemos observar esse reflexo na população que enfrenta a pobreza, a violência, a exclusão social, a fome e a miséria, onde a educação pública é de péssima qualidade afetando diretamente a vidas das famílias e da classe trabalhadora.

Na atualidade podemos observar que não existe uma nova questão social, mas sim novas expressões com outras necessidades que são de uma sociedade totalmente excluente, onde as pessoas para serem aceitas devem seguir um padrão em todos os sentidos, onde predomina o capitalismo visando o lucro, favorecendo as entidades privadas e abusando dos direitos trabalhistas necessitando da mão de obra em troca de salários que não supri as necessidades desses operários.

As políticas sociais vem minimizar esse cenário de desigualdade social, dando oportunidades e meios para a população conhecerem seus direitos e viverem em uma sociedade igual para todos sem nenhuma distinção.

Coesão e conflito, exclusão e inclusão, riqueza e pobreza, igualdade e desigualdade convivem como marcas da nossa sociedade capitalista que requerem um enfrentamento não como apenas questão social.

As manifestações contra todas as desigualdades e lutas de classes continuam inalteradas. De fato temos hoje uma nova questão social, mas as determinações são as mesmas, contra a concentração de riquezas, salários baixos, e juros altos, onde prevalece uma humanidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com