TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Dissertações: Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 2

A partir da leitura do case “A sabedoria mineira” percebe-se a importância da pesquisa e do avanço tecnológico para a garantia do desenvolvimento humano e da preservação ambiental. Com base nessa constatação e de acordo com os conteúdos das unidades da disciplina responda:

Desenvolva uma reflexão analítica, no formato de texto redacional (entre 10 e 20 linhas), sobre a importância da interação homem/natureza de acordo com a noção de desenvolvimento sustentável.

Resposta

Resposta Selecionada: A relação de consumo esta diretamente interligada ao desenvolvimento da sociedade, sendo um grande problema mundial as conseqüências do consumo exagerado incentivado pelo consumismo , gerando conseqüências irreversíveis ao meio ambiente. A sociedade deve modificar urgentemente seu consumismo. Uma vez que a grande demanda da produção e do consumo afetam diretamente a retirada de matérias primas da natureza, com a poluição do meio ambiente. Os Estados devem buscar estratégias e instituir pideias que possibilitem mudanças nos padrões insustentáveis de consumo e a fim de preservar o meio ambiente e incentivar a utilização de produtos recicláveis. Pois todos tem o direito ao meio ambiente saudável e equilibrado, que deve ser zelado através da conscientização das relações de consumo possibilitando o desenvolvimento sustentável. A natureza é extremamente frágil em relação a humanidade, pois o homem sempre buscou e sempre buscará nela meios para satisfazer suas vontades essenciais, porém o consumismo gerado pelo capitalismo faz com que o mesmo homem retire da forma irracional recursos não necessários a sua existência, a fim apenas de garantir satisfação e bem estar, usando como pele de cordeiro o discurso de impulsionar a economia.Pois o consumo passou a ser um hábito a fim de satisfazer necessidades supérfluas. A sociedade deve procurar maneiras de se desenvolver de forma sustentável, a fim de garantir seu progresso sem prejudicar o meio ambiente e comprometer seu futuro. Com isso atualmente também vem ganhando força a chamada “conscientização ambiental”, pois inúmeras empresas e marcas estão aderindo o movimento verde, até mesmo por marketing, onde oferecem produtos ecologicamente corretos, como produtos reciclados, de origem de reflorestamentos, entre outros.Desta forma hoje o mundo vive em uma devastadora luta onde de um lado esta a natureza e o meio ambiente, enquanto do outro lado esta o desenvolvimento e o consumismo, onde nesta cruel batalha quem sempre sairá perdendo é a natureza, uma vez que quem dita as regras para protegê-la é a própria sociedade consumista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com