TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Trabalho Universitário: Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.392 Palavras (6 Páginas)  •  1.283 Visualizações

Página 1 de 6

Segundo estimativas do Fundo Monetário Internacional a China deve crescer este ano perto de 10%. Ritmo aproximado dos últimos 20 anos, que elevaram a China a ser um dos maiores países do mundo pela ótica do PIB. O crescimento Chinês está fortemente baseado nas exportações e nos altos níveis de investimento interno.

Em qualquer estudo sobre comércio internacional, as teorias das vantagens absolutas e comparativas são necessariamente as primeiras a serem discutidas. De acordo com o modelo das Vantagens Comparativas, o comércio permite a utilização mais eficiente dos recursos econômicos visto que possibilita a importação de bens e serviços que, de outra forma, só poderiam ser produzidos internamente a um custo superior. O engajamento no comércio internacional permite aos países em desenvolvimento importar bens de capital e intermediários (cruciais para o crescimento de longo prazo) a preços inferiores aos dos similares produzidos domesticamente (...)

As Teorias clássicas do Comércio Internacional são relevantes porque justificam a existência do comércio entre os países pela diferença entre a disponibilidade e alocação dos recursos e pelo fenômeno da especialização. Na unidade 8 percorremos as teorias clássicas das Vantagens Absolutas, de Adam Smith, e das Vantagens Comparativas, de David Ricardo.

Com base nas teorias de comércio internacional descritas no material de aulas, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa incorreta:

Resposta

Resposta Selecionada: d.

A tarifa de importação é um imposto adicionado ao preço internacional do produto e é usada geralmente como forma de incentivar a importação dos bens.

Resposta Correta: d.

A tarifa de importação é um imposto adicionado ao preço internacional do produto e é usada geralmente como forma de incentivar a importação dos bens.

Feedback da resposta:

A tarifa de importação é um imposto adicionado ao preço internacional do produto e é usada geralmente como forma de restringir a importação dos bens.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Correta

Em reportagem do jornal o Estadão, foi publicado a seguinte informação: “o Brasil inverte tendência mundial e aumenta importações em 2010. País teve o terceiro maior crescimento das compras de produtos do exterior, entre nações do G-20. O Brasil subverteu a tendência internacional e registrou no primeiro trimestre de 2010 o terceiro maior crescimento das importações entre as 20 mais importantes economias do mundo, na comparação com o trimestre anterior. O dado consta do balanço sobre o comércio mundial divulgado pela Organização Mundial do Comércio (OMC) hoje, em Genebra(....)” Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/economia-e-financas/brasil-inverte-tendencia-mundial-e-aumenta-importacoes-em-2010/34139/ . Um dos motivos para este aumento das importações foi a valorização do Real frente ao Dólar, desde de meados de 2009, após a diminuição dos efeitos da crise internacional. A taxa de câmbio é uma das variáveis econômicas que refletem rapidamente os efeitos no mercado financeiro e no comércio internacional.

Podemos afirmar que a taxa de câmbio é:

Resposta

Resposta Selecionada: b.

O preço, em moeda nacional, de uma unidade de moeda estrangeira.

Resposta Correta: b.

O preço, em moeda nacional, de uma unidade de moeda estrangeira.

Feedback da resposta:

O preço, em moeda nacional, de uma unidade de moeda estrangeira. É o preço de uma moeda expressa em termos de outra. Exemplo: Quando falamos que o dólar americano vale um real e setenta e cinco centavos, já estamos expressando a taxa de câmbio entre duas moedas (US$ 1,00 = R$ 1,75).

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Correta

Em um mundo globalizado, o estudo da teoria do comércio internacional é imprescindível à compreensão dos fenômenos econômicos. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.

I. Em uma economia globalizada e com uma taxa de cambio (brasileira) valorizada frente ao dólar atrairá mais produtos importados uma vez que os produtos importados ficarão mais baratos e a população brasileira tenderá a comprá-los.

II. Em uma economia globalizada e com taxa de cambio (brasileira) valorizada frente ao dólar os produtos brasileiros ficarão mais atraentes no comércio internacional uma vez que a população estrangeira desejará consumi-lo o que aumentará as exportações brasileiras.

III. Em uma economia globalizada e com taxa de cambio (brasileira) valorizada há uma tendência a saldos superavitários na Balança Comercial uma vez que as Importações serão maiores que as Exportações Brasileiras em um mesmo período de tempo.Após uma leitura atenciosa das afirmações acima, assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmações corretas quanto ao impacto da valorização cambial brasileira frente ao dólar.

Resposta

Resposta Selecionada: b.

Apenas a afirmativa I está correta.

Resposta Correta: b.

Apenas a afirmativa I está correta.

Feedback da resposta:

Quanto maior a oferta de divisas, menor será a taxa de câmbio e, quanto maior a demanda por divisas, maior será a taxa de câmbio. Define-se como valorização cambial ou apreciação cambial, o aumento do poder de compra da moeda nacional perante as outras moedas (quando um real compra mais dólares), ou seja, quando a taxa de câmbio cai (por exemplo, quando o valor do dólar cai). Por raciocínio análogo, uma desvalorização cambial ocorre quando há perda do poder de compra da moeda nacional (quando um real compra menos dólares), isso corresponde a um aumento na taxa de câmbio (no preço do dólar, por exemplo).

Um aumento na taxa de câmbio faz com que os compradores estrangeiros, com os mesmos dólares comprem mais produtos brasileiros, o que estimula as exportações. Se as exportações subirem de forma representativa, provocará um aumento na produção interna dos produtos brasileiros,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com