TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Artigos Científicos: Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  979 Visualizações

Página 1 de 3

20) Qual foi a inovação introduzida por Ford no processo de fabricação de carros?

Ford aplicou de forma plena pela primeira vez na história do mundo industrial os princípios da linha de montagem, conseguindo resultados fabulosos de aumento de produtividade com seus trabalhadores atuando em uma linha de montagem com esteira rolante, sem a necessidade de mão de obra altamente especializada.

21) Quais foram os efeitos do fordismo sobre a intensidade e produtividade do trabalho? Relacione-os com o conceito de mais-valia.

No fordismo o trabalho tornou-se mais intenso dentro da mesma carga horária diária. A produção tornou-se ininterrupta, com isto os lucros obtidos se tornaram muito maiores, o tempo de montagem de um chassi passou de 12 horas e 8 minutos para 1 hora e 33 minutos. A mais-valia do processo produtivo aumentou na mesma proporção deste ganho de produtividade.

22) Estabeleça a relação existente entre desqualificação do trabalhador e valor da força de trabalho (salário).

Uma vez definido que o trabalhador não precisa mais possuir habilidades maiores do que aquelas exigidas por uma determinada posição na linha de montagem, o seu salário tende a decrescer na mesma proporção em que estas tarefas são simplificadas neste processo. Não há mais a valorização do profissional que dominava o processo produtivo. A alienação do homem com relação ao seu trabalho permite que o capitalista dite as regras deste jogo e imponha os valores a serem pagos na forma de salário ao trabalhador.

23) Relacione e explique as melhorias advindas da racionalização do trabalho.

A tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos em todos os ofícios recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho (ORT).

Para Taylor, o operário não tem capacidade, formação, nem meios para analisar cientificamente o seu trabalho e estabelecer racionalmente que método ou processo é mais eficiente. Geralmente o supervisor comum deixava ao arbítrio de cada operário a escolha do método ou processo para executar o seu trabalho, para encorajar sua iniciativa. Porém, com a administração científica ocorre uma repartição de responsabilidades: a administração (gerência) fica com o planejamento (estudo minucioso do trabalho do operário e o estabelecimento do método de trabalho) e com a supervisão (assistência contínua ao trabalhador durante a produção), e o trabalhador fica com a execução do trabalho, pura e simplesmente.

24) De que forma Henry Ford contribuiu para a Ciência da Administração?

Henry Ford (1863-1947) contribuiu para fundamentar a Administração Cientifica. Ele afirmava que: “para diminuir os custos, a produção deveria ser em massa, em grande quantidade e aparelhada com tecnologia capaz de desenvolver ao máximo a produtividade dos operários”. Afirmava também que o trabalho deveria ser altamente especializado, com cada operário realizando uma única tarefa. Propunha boa remuneração, jornada de trabalho menor para aumentar a produtividade dos operários.

O movimento da Administração Cientifica difundiu-se amplamente e tornou-se um dos princípios bases da organização industrial nas primeiras décadas do século.

25)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com