TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Exames: Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  3.931 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1

1) Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?

R: Caso houvesse escassez de recursos não teria razão para quem produzir, já que todas as pessoas teriam acesso a todos os recursos disponíveis. Por isso todos os produtos poderiam ser produzidos em unidade ilimitada sem pensar em que, quanto, como e para quem produzir.

2) O que mostra a curva de possibilidade de produção ou curva de transformação?

R: A capacidade máxima de produção da sociedade impõe um limite à capacidade produtiva ou teria que se fazer escolha entre diferentes alternativas de produção.

3) Explique a razão do formato da curva de possibilidade de produção.Ilustre graficamente.

( verso)

4) Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular de renda. Explique esse sistema funciona.

R: Ao analisar uma economia de mercado, percebemos que o fluxo de mercadorias e serviços entre as firmas (unidades produtivas) e as famílias (unidades consumidoras e detentoras dos direitos sobre as firmas) tem por contrapartida um fluxo monetário, dos pagamentos dos serviços (comissões e salários) e dos bens (preço pago pelos produtos) e a remuneração dos fatores de produção (lucros das firmas distribuídos às famílias que detém sua propriedade acionária). Este fluxo de bens e serviços e de pagamentos é que determina quais os produtos devem ser produzidos, em que quantidade, de que forma e para quem.

5) Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.

R: a)Bens de capital: são bens utilizados na fabricação de outros bens, mas que não se desgastam totalmente no processo produtivo.

b) bens de consumo: bens que se destinam diretamente ao atendimento das necessidades humanas. Podem ser duráveis (fogão) e não duráveis ( alimentos).

c) bens intermediários: são aqueles que são transformados ou agregados na produção de outros bens e que são consumidos totalmente no processo produtivo.

d) fatores de produção: são os recursos de produção da economia, sendo constituídos de recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), terra, capital e tecnologia.

6) O que vem a ser argumentos positivos e argumentos normativos? Exemplifique.

R. Os argumentos positivos não envolvem juízo de valor, e referem-se a proposições objetivas, por exemplo, se o preço da gasolina aumentar em relação a todos os outros preços, então a quantidade que as pessoas irão comprar de gasolina cairá. Argumentos normativos, relativos a uma analise que contém, explicita ou implicitamente, um juízo de valor sobre alguma medida econômica. Por exemplo, na afirmação “o preço da gasolina não deve subir” expressamos uma opinião ou juízo de valor, ou seja, se é uma coisa boa ou má. É uma analise do que deveria ser.

7) qual a importância da Matemática e da Estatística

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com