TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Exames: Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  1.915 Palavras (8 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 8

Pergunta 1

Ao iniciar os estudos em economia você teve contato com o seguinte conceito:

Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem(escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. (VASCONCELLOS & GARCIA, 2004, p.2).O ato de tomar decisões/escolher sobre um caminho a seguir é uma atitude que todo economista está habituado a desempenhar. É importante observar que ao analisar o comportamento dos indivíduos ora pelo lado da demanda ora pelo lado da oferta o que se busca encontrar é como esses indivíduos realizam suas escolhas seja para adquirir um bem (produto/serviço) seja para produzi-lo. Os interesses divergentes entre produtores e compradores tendem a provocar desequilíbrios no mercado. O ponto que busca satisfazer os interesses desses agentes econômicos é chamado ponto de equilíbrio de mercado. Identifique abaixo a alternativa que apresenta o conceito formal de equilíbrio de mercado em economia.

a.

Ponto de Equilíbrio de Mercado significa estar disposto a comprar, ao passo que comprar é efetuar realmente a aquisição. O Ponto de Equilíbrio de Mercado reflete uma intenção, um desejo, enquanto a compra constitui uma ação.

b.

Ponto de Equilíbrio de Mercado é ter a intenção ou estar disposto a vender, enquanto que vender é fazê-lo de fato. O Ponto de Equilíbrio de Mercado mostra as intenções de venda dos produtores.

c.

O ponto de equilíbrio é dado pela intersecção das curvas de demanda e de oferta. Este ponto é único, a quantidade que os compradores desejam comprar é exatamente igual à quantidade que os produtores desejam vender, não há excesso de demanda ou de oferta.

d.

O Ponto de Equilíbrio de Mercado, também, é chamado de Teoria dos Preços porque são os preços que coordenam as decisões dos agentes econômicos no mercado.

e.

Originalmente, Ponto de Equilíbrio de Mercado significava um local onde os bens e serviços são comercializados. Atualmente, podemos conceituar Ponto de Equilíbrio de Mercado como a interação entre compradores e vendedores de um produto ou serviço.

0,2 pontos

Pergunta 2

A distinção entre demanda e quantidade demandada passa por fatores subjetivos que podem influenciar o desejo de consumir. Em 13 de fevereiro de 2008 foi publicada na página do IDG Now ((http://idgnow.uol.com.br/telecom/2008/02/13/tv-no-celular-e-desejo-de-consumo-de-44-dos-usuarios-diz-estudo) uma reportagem sobre um estudo encomendado pela empresa Ericsson e pela CNN que apresentava o desejo de consumo de 44% dos usuários da telefonia celular interessados em assistir à TV aberta no celular.

“Assistir à TV aberta no celular, um dos temas mais discutidos durante o Mobile World Congress esta semana em Barcelona, parece ser um objeto de desejo dos consumidores. Essa foi uma das conclusões de uma pesquisa encomendada pela Ericsson e pela rede CNN para avaliar o comportamento do consumidor em relação a esse serviço.

Os executivos de operadoras brasileiras que visitam a feira para acompanhar as últimas novidades se mostraram interessados nas demonstrações que viram até agora de plataformas de TV no telefone móvel, segundo relato de alguns fabricantes.”

O fato é que ter desejo de consumir é diferente de adquirir um produto ou serviço. Identifique abaixo a alternativa que apresenta o significado, conceitual, desta distinção.

a.

A demanda refere-se a alterações no preço do bem e a quantidade demandada a alterações nas demais variáveis que afetam a demanda.

b.

A demanda refere-se a variações de longo prazo e a quantidade demanda a variações de curto prazo.

c.

A quantidade demandada só varia em função de mudanças no preço do próprio bem, enquanto a demanda varia quando ocorrem mudanças nas demais variáveis que afetam a demanda do bem.

d.

Não há diferenças entre demanda e quantidade demandada.

e.

A demanda refere-se ao comportamento de todo o mercado enquanto a quantidade demandada refere-se ao comportamento de apenas um indivíduo.

0,2 pontos

Pergunta 3

Ao iniciar os estudos em economia você teve contato com o seguinte conceito:

Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem(escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. (VASCONCELLOS & GARCIA, 2004, p.2).O ato de tomar decisões/escolher sobre um caminho a seguir é uma atitude que todo economista está habituado a desempenhar. É importante observar que ao analisar o comportamento dos indivíduos ora pelo lado da demanda ora pelo lado da oferta o que se busca encontrar é como esses indivíduos realizam suas escolhas seja para adquirir um bem (produto/serviço) seja para produzi-lo. Identifique entre as alternativas abaixo aquela que apresenta o conceito formal da oferta:

a.

Ofertar significa estar disposto a comprar, ao passo que comprar é efetuar realmente a aquisição. A oferta reflete uma intenção, um desejo, enquanto a compra constitui uma ação.

b.

Ofertar é ter a intenção ou estar disposto a vender, enquanto que vender é fazê-lo de fato. A oferta mostra as intenções de venda dos produtores.

c.

A oferta é dada pela intersecção das curvas de demanda e de oferta. Este ponto é único, a quantidade que os compradores desejam comprar é exatamente igual à quantidade que os produtores desejam vender, não há excesso de demanda ou de oferta.

d.

A oferta, também, é chamada de Teoria dos Preços porque são os preços que coordenam as decisões dos agentes econômicos no mercado.

e.

Originalmente, oferta significava um local onde os bens e serviços são comercializados. Atualmente, podemos conceituar oferta como a interação entre compradores e vendedores de um produto ou serviço.

0,2 pontos

Pergunta 4

Os bens substitutos são aqueles que influenciam a sua decisão de consumo por um produto quando o outro apresenta condições pouco atrativas, ou seja, ao elevar o preço da Coca cola em relação ao preço da Pepsi cola, se você não for influenciado por preferências/hábitos de consumo, você racionalmente será induzido a aumentar a quantidade demandada de Pepsi cola. Em contrapartida, os produtos ou serviços complementares são produto ou serviços que complementam a utilização de outro produto ou serviço, isto é, ao tomar a decisão de adquirir uma impressora HP eu terei que adquirir o cartucho condizente com essa máquina/modelo, mesmo se o cartucho das impressoras Epson forem mais acessíveis não resolverá o meu problema em virtude da incompatibilidade (não se complementam) entre os produtos. Diante destas explicações sobre o conceito de bens substitutos e bens complementares suponha três bens normais (X, Y e Z). Os bens X e Y são substitutos e os bens Y e Z são complementares. Considerando tudo mais constante, um aumento no preço de X provocará:

a.

Redução na quantidade demandada de X e também redução na demanda de Y.

b.

Redução na quantidade demandada de X e também redução na demanda de Z.

c.

Redução na quantidade demandada de X e aumento na demanda de Z.

d.

Redução na quantidade demandada de Y e aumento na de X.

e.

Redução na quantidade demandada de Y e aumento na demanda de Z.

0,2 pontos

Pergunta 5

O Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) publicou em seu site (http://www.snel.org.br/ui/pesquisaMercado/diagnostico.aspx) a evolução da quantidade produzida e vendida de livros no setor editorial brasileiro resultado de pesquisas realizadas semestralmente em conjunto com a Câmara Brasileira do Livro (CBL). Tabela abaixo apresenta a evolução dos dados resultados das pesquisas no período entre os anos de 2004 a 2008. É importante refletir que os exemplares produzidos para se tranformarem em exemplares vendidos precisam passar por exemplares ofertados, ou seja, o consumidor desses títulos só poderão criar interesse, ou não, por fazer essa aquisição se o título estiver exposto em algum ponto de venda, caso contrário o status “exemplares produzidos” não passaria para o status “exemplares vendidos”. A partir dessas explicações é possível afirmar que a oferta é:

Tabela 1 - PRODUÇÃO E VENDAS DO SETOR EDITORIAL BRASILEIRO

PRODUÇÃO

(1º edição e reedição)

VENDAS

Ano

Títulos Editados

Exemplares Produzidos

Exemplares Vendidos

Faturamento

(R$)

2004

34.858

320.094.027

288.675.136

2.477.031.850

2005

41.528

306.463.687

270.386.729

2.572.534.074

2006

46.026

320.636.824

310.374.033

2.880.450.427

2007

45.092

351.396.288

329.197.305

3.013.413.693

2008

51.129

340.274.195

333.264.519

3.305.957.488

Fonte: SNEL/CBL, 2010 (http://www.snel.org.br/ui/pesquisaMercado/diagnostico.aspx).

a.

A venda de uma mercadoria a preços mais baixos do que os preços normalmente cobrados por essa mercadoria.

b.

A quantidade de um determinado bem que o produtor deseja oferecer para venda no mercado, por um determinado preço, por unidade de tempo.

c.

Uma liquidação de mercadorias, que ocorre quando as empresas queimam seus estoques para posterior reposição, e o fazem a preços convidativos.

d.

A quantidade de um determinado bem (ou serviço) que os consumidores compram destas empresas, desde que esse bem esteja em liquidação.

e.

A quantidade de um determinado bem (ou serviço) que os consumidores estão dispostos a adquirir a um dado preço, por unidade de tempo.

0,2 pontos

Clique em Salvar e Enviar para salvar e enviar. Clique em Salvar todas as respostas para salvar todas as respostas.

...

Baixar como  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »