TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Trabalho Escolar: Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  4.289 Visualizações

Página 1 de 3

Qual o efeito de uma política de valorização do real frente a outras moedas: sobre o saldo da balança comercial? Sobre a oferta e a demanda de divisas estrangeiras? Sobre os preços domésticos?

Bom temos vários problemas com isso mesmo que o governo ache isso uma maravilha ele sabe que não é, se o real for valorizado, os produtos brasileiros ficam mais caros, ou seja, é preciso mais dólares para comprar o mesmo produto. As empresas brasileiras não são competitivas pela ótica do preço da produção sendo pelos impostos, ou seja, pelo custo de produção. Sobre a balança comercial: se o dólar continuar caindo, as exportações podem começar a cair e gerar o aumento das importações, isso significa menos dólar no caixa do brasil, menos dinheiro nas empresas, menos empregos, menos crescimento e um efeito deflacionário.

De que variáveis dependem as exportações e importações de um país? Indique se essas variáveis são direta ou inversamente relacionadas às exportações e importações?

As exportações estão diretamente relacionadas aos preços externos em dólares, a taxa de cambio, à renda mundial, e aos subsídios e incentivos às exportações, e inversamente relacionadas aos preços internos em Reais. As importações estão diretamente relacionadas aos preços internos em reais, à renda e produto nacional e inversamente relacionada aos preços externos em dólares, a taxa de cambio e as tarifas e barreiras às importações.

Defina:  Bem público;  Bem de consumo coletivo, bem público “puro”, bens semi-públicos ou meritórios;  Impostos diretos e indiretos;  Estrutura tributária progressiva, regressiva e neutra;  Déficit primário, operacional e nominal do setor público.

BEM PÚBLICO – É o fato do agente utilizar o serviço que é oferecido, não significando reduzir fisicamente a oferta para os demais agentes.

BEM DE CONSUMO COLETIVO – é o fato de o bem ou serviço ser de consumo não excludente só funciona quando a utilização do bem não esta saturada. Por exemplo nas praias, a utilização por um individuo não é independente do grau de utilização da mesma praia por outras pessoas. A praia é um bem publico.

BEM PÚBLICO “PURO” – temos por exemplo o serviço de meteorologia, defesa nacional e serviços de despoluição.

BENS SEMIPÚBLICOS OU MERITÓRIOS – são os bens que satisfazem o principio da exclusão, mas são produzidos pelo Estado. Como os serviços de saúde, saneamento e nutrição.

IMPOSTO DIRETO – aquele que incide sobre a renda e a riqueza (patrimônio) a pessoa que recolhe o tributo também arca com seu ônus.

IMPOSTO INDIRETO – aquele que incide sobre as transações de mercadorias e serviços. A base tributaria é o valor da compra e venda de mercadorias e serviços. O que é importante nessa categoria é o momento em que o imposto é cobrado (produtor ou

consumidor) e o método de calculo (transação total ou valor adicionado).

ESTRUTURA TRIBUTÁRIA PROGRESSIVA – quando o aumento na contribuição é proporcionalmente maior que o aumento ocorrido na renda. A estrutura baseada nesse imposto onera proporcionalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com