TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Ensaios: Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÃO 01

A elasticidade preço da demanda de uma determinada marca de automóvel de luxo é 2,0. A quantidade demandada ao preço de mercado é de 5.000 unidades/mês. Se houver uma redução de 5% no preço desse automóvel, a quantidade demandada de automóveis será igual a

5.500 unidades.

5.000 unidade

4.450 unidades.

4.550 unidades.

5.550 unidades.

Se considerarmos cinco produtos, como gás de cozinha, fósforos, café, açúcar e batata frita congelada, veremos que as quantidades demandadas pelos consumidores respondem diferentemente a alterações nos fatores que afetam a demanda desses produtos. Use os conceitos de elasticidade preço, elasticidade renda e elasticidade cruzada para julgar as seguintes afirmações:

I. A demanda de gás de cozinha e a demanda de batata frita congelada são inelásticas em relação aos seus preços.

II. A elasticidade cruzada da demanda de café e açúcar é positiva.

III. A demanda de fósforos é mais elástica que a demanda de gás de cozinha.

IV. A elasticidade renda da demanda de batata frita é maior que zero.

V. O oeficiente de elasticidade preço da demanda de batata frita congelada é - 1,15. Esse valor indica que a demanda desse produto é inelástica.

São CORRETAS APENAS as afirmações:

I e IV.

II e V.

II e V.

III e IV.

II e III.

I e III.

Entre as variáveis que explicam a demanda por automóveis importados estão o preço internacional, medido em dólares americanos, e a alíquota do imposto de importação. Del Negri (1998) estimou que a elasticidade cruzada entre o preço dos automóveis importados e a demanda de automóveis domésticos é de 0,2. (DEL NEGRI, João Alberto. Elasticidade-renda e elasticidade-preço da demanda de automóveis no Brasil. Brasília: IPEA, abr. 1998. Texto para discussão n. 558). Com base nessa informação, assinale a alternativa CORRETA.

Se a alíquota do imposto de importação aumentar 1%, mantido constante o preço internacional, a demanda de automóveis produzidos no Brasil aumenta 2%.

Se a alíquota do imposto de importação aumentar em 10%, mantido constante o preço internacional, a demanda de automóveis produzidos no Brasil aumenta em 20%.

Se o preço internacional dos automóveis se reduzir em 10%, mantida a alíquota do imposto de importação, a demanda de automóveis produzidos no Brasil aumenta em 20%.

Se o preço internacional dos automóveis aumentar 1%%, mantida constante a alíquota do imposto de importação, a demanda de automóveis produzidos no Brasil diminui 0,2%.

Se o preço internacional dos automóveis aumentar 1%, mantida constante a alíquota do imposto de importação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com