TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Trabalho Universitário: Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2014  •  1.962 Palavras (8 Páginas)  •  1.588 Visualizações

Página 1 de 8

CAPÍTULO 2

OS FUNDAMENTOS DA OFERTA E DA DEMANDA

QUESTÕES PARA REVISÃO

1. Suponhamos que um clima excepcionalmente quente ocasione um deslocamento para a direita na curva da demanda de sorvete. Por que razão o preço de equilíbrio do sorvete aumentaria?

2. Utilize as curvas da oferta e da demanda para ilustrar de que forma cada um dos seguintes fatos afetaria o preço e a quantidade de manteiga comprada e vendida:

a. Um aumento no preço da margarina.

b. Um aumento no preço do leite.

c. Uma redução nos níveis de renda média.

3. Se um aumento de 3% no preço de sucrilhos causa uma redução de 6% na quantidade demandada, qual é a elasticidade da demanda de sucrilhos?

4. Explique a diferença entre um deslocamento da curva da oferta e um movimento ao longo dela.

5. Explique por que, no caso de muitas mercadorias, a elasticidade de preço da oferta é maior no longo prazo do que no curto prazo.

6. Por que razão as elasticidades da demanda no longo prazo são diferentes das elasticidades no curto prazo? Considere duas mercadorias: toalhas de papel e televisores. Qual das duas é um bem durável? Você esperaria que a elasticidade de preço da demanda das toalhas de papel fosse maior no curto ou no longo prazo? Por quê? Como deveria ser a elasticidade da demanda no caso dos televisores?

7. As afirmações a seguir são verdadeiras ou falsas? Explique sua resposta.

a. A elasticidade da demanda é igual ao grau de inclinação da curva da demanda.

b. A elasticidade de preço cruzada sempre será positiva.

c. A oferta de apartamentos é mais inelástica no curto prazo do que no longo prazo.

8. Suponhamos que o governo regule os preços da carne bovina e de frango, tornando-os mais baixos do que seus respectivos níveis de equilíbrio de mercado. Explique resumidamente por que ocorreria escassez dessas mercadorias e quais os fatores que determinariam a dimensão da escassez. O que ocorreria com o preço da carne de porco? Explique.

9. Em uma pequena cidade universitária, o conselho municipal decidiu regulamentar os aluguéis a fim de reduzir as despesas dos estudantes com moradia. Suponhamos que o aluguel médio de equilíbrio de mercado, num contrato anual para um apartamento de dois quartos, fosse de $700 por mês, e que se esperasse um aumento para $900 dentro de um ano. O conselho municipal limita, então, o valor dos aluguéis ao nível atual, de $700 por mês.

a. Desenhe um gráfico de oferta e demanda para ilustrar o que acontecerá ao preço dos aluguéis após a imposição do controle.

b. Você acha que essa política vai beneficiar todos os estudantes? Por quê?

10. Durante uma discussão sobre anuidades, uma funcionária da universidade argumenta que a demanda por vagas é completamente inelástica ao preço. Como prova disso, ela afirma que, embora a universidade tenha duplicado o valor das anuidades (em termos reais) nos últimos 15 anos, não houve redução nem no número nem na qualidade dos estudantes que vêm se candidatando às vagas. Você aceitaria essa argumentação? Explique de forma resumida. (Dica: a funcionária faz uma afirmação a respeito da demanda por vagas, mas será que ela realmente está observando uma curva de demanda? O que mais poderia estar ocorrendo?)

11. Suponhamos que a curva de demanda por um produto seja dada pela seguinte equação

Q=10 – 2P + Ps,

onde P é o preço do produto e Ps é o preço do bem substituto. O preço do bem substituto é de $2,00.

a. Suponhamos que P = $1,00. Qual é a elasticidade de preço da demanda? Qual é a elasticidade de preço cruzada da demanda?

b Suponhamos que o preço do bem, P, suba para $2,00. Qual vem a ser, agora, a elasticidade de preço da demanda e a elasticidade de preço cruzada da demanda?

12. Suponhamos que, em vez de uma demanda em declínio, tal qual assumido no Exemplo 2.8, um decréscimo no custo da produção de cobre faça com que a curva da oferta se desloque para a direita em 40%. Em quanto o preço do cobre mudará?

13. Suponhamos que a demanda por gás natural seja perfeitamente inelástica. Qual seria o efeito, se é que haveria algum, de controles sobre o preço do gás natural?

EXERCÍCIOS

1. Suponhamos que a curva da demanda por um produto seja dada por Q = 300 – 2P + 4I, onde I é a renda média medida em milhares de dólares. A curva da oferta é Q = 3P – 50.

a. Se I = 25, calcule o preço e a quantidade de equilíbrio de mercado para o produto.

b. Se I = 50, calcule o preço e a quantidade de equilíbrio de mercado para o produto.

c. Desenha um gráfico que ilustre suas respostas.

2. Considere um mercado competitivo no qual as quantidades anuais demandadas e ofertadas a diversos preços sejam as seguintes:

Preço

(em dólares) Demanda

(em milhões) Oferta

(em milhões)

60 22 14

80 20 16

100 18 18

120 16 20

a. Calcule a elasticidade de preço da demanda quando o preço for $80 e também quando for $100.

b. Calcule a elasticidade de preço da oferta quando o preço for $80 e também quando for $100.

c. Quais são o preço e a quantidade de equilíbrio?

d. Suponhamos que governo estabeleça um preço máximo de $80. Será que haverá escassez? Em caso afirmativo, qual será sua dimensão?

3. Considere o exemplo 2.5 sobre o mercado do trigo. No final de 1998, tanto o Brasil quanto a Indonésia abriram seus mercados de trigo para os fazendeiros norte-americanos. Suponhamos que esses novos mercados adicionem 200 milhões de bushels de trigo à demanda dos Estados Unidos. Qual será o preço de mercado livre do trigo e que quantidade será produzida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com