TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Monografias: Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO SOBRE ECONÔMIA: PLANTATION

Plantation1 é um tipo de sistema agrícola (uma plantação) baseado em uma monocultura de exportação mediante a utilização

de latifúndios e mão de obra escrava. Foi bastante utilizado na colonização da América — sendo mais tarde levada para a África e Ásia —, principalmente no cultivo de gêneros tropicais e é atualmente comum a países subdesenvolvidos, com as mesmas características, exceto, obviamente, por não mais empregar mão de obra escrava.

A primeira característica da economia de plantação é a monocultura. Nesse sistema, são produzidas grandes quantidades de um só produto que se adapta muito bem ao solo e ao clima da região. Os produtos cultivados por meio da economia de plantação no Brasil são cana-de-açúcar, café, soja etc.

Nesse sistema, a produção é voltada quase totalmente para o mercado externo, permanecendo no país apenas produtos de baixa qualidade. As colônias eram exploradas de uma forma especulativa, sem nenhum interesse, por parte das metrópoles, na melhora do país em que a economia de plantação era estabelecida.

A mão de obra utilizada era composta principalmente por escravos e indígenas. Através da dominação econômica muitos camponeses e pessoas de baixa renda também eram obrigados a trabalhar nas plantações. A economia de plantação ocasionou o surgimento de grandes latifúndios, uma vez que enormes porções de terra eram destinadas a uma só pessoa.

Atualmente, alguns países subdesenvolvidos ainda utilizam o sistema de plantação.

Embora a maioria tenha substituído a mão de obra escrava pela assalariada, ainda existe o trabalho escravo, mesmo proibido. No Brasil, a economia de plantação ainda é utilizada em regiões que cultivam cana-de-açúcar ou café.

Em outras palavras, Plantation ou cultivo especulativo é uma forma de cultivo comercial organizada para o mercado externo e que não considera os interesses da economia e da sociedade da região ou do país onde é realizado. Esse tipo de cultivo foi introduzido em países tropicais com a finalidade de complementar a agricultura da zona temperada (Europa), e se caracteriza por:

grandes propriedades;

cultivo de produtos tropicais;

monocultura;

emprego de mão de obra barata, inicialmente escrava;

utilização de recursos técnicos;

produção voltada para a exportação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com