TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Ensaios: Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  775 Visualizações

É um conceito teórico que ilustra como a questão da escassez impõe um limite a questão produtiva de uma sociedade. Isto força a sociedade a escolher entre alternativas de produção. Por causa da escassez de matéria-prima, insumo e fatores de produção, a produção de um país tem um limite máximo. Esse limite denomina-se produção potencial ou produto de p A curva de possibilidade de produção ilustra graficamente como a escassez de fatores de produção criam um limite para a capacidade produtiva de uma empresa, país ou sociedade. Ela representa todas as possibilidades de produção que podem ser atingidas com os recursos e tecnologias existentes.

A curva (ou fronteira) de possibilidade de produção (CPP) expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de que se dispõe em dado momento do tempo. Trata-se de um conceito teórico com o qual se ilustra como a escassez de recursos impõe um limite á capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolhas entre opções de produção.

Devido à escassez de recursos, a produção total de um país tem um limite máximo, uma produção potencial ou produto de pleno emprego, quando todos os recursos disponíveis estão empregados (todos os trabalhadores estão empregados, não há capacidade ociosa).

Suponhamos uma economia que só produza máquinas (bens de capital) e alimentos (bens de consumo) e que as alternativas de produção de ambos sejam as seguintes:

Alternativas de produção

Máquinas (milhares)

Alimentos (Toneladas)

A

25

0

B

20

30,0

C

15

47,5

D

10

60,0

E

0

70,0

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com