TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Pesquisas Acadêmicas: Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  10.223 Visualizações

Página 1 de 4

1-) Explique o significado da Lei dos Rendimentos Decrescentes.

A Lei dos Rendimento Decrescentes diz que, a elevação da utilização do insumo variável, mantendo constante a quantidade do insumo fixo, gera acréscimos cada vez menores na produção, chegando, depois de determinado acréscimo do fator variável, a um produto máximo e depois decrescendo.

2-) Defina rendimentos crescentes, decrescentes e constantes de escala, e quais as razões para que ocorram.

Economia de escala ou rendimentos de escalas representa a resposta da quantidade produzida a uma variação da quantidade utilizada de todos os fatores de produção, ou seja, quando a empresa aumenta seu tamanho. Estes rendimentos podem ser:

Rendimentos Crescentes de Escala: ocorrem quando a variação na quantidade do produto total é mais do que proporcional à variação da quantidade utilizada dos fatores de produção.

Rendimentos Constantes de Escala: acontecem quando a variação do produto total é proporcional à variação da quantidade utilizada dos fatores de produção. Aumentando-se a utilização dos fatores em 10%, o produto também aumenta em 10%.

Rendimentos Decrescentes de Escala: aparecem quando a variação do produto é menos do que proporcional à variação na utilização dos fatores. Por exemplo, aumenta-se a utilização dos fatores em 10% e o produto cresce em 5%. Houve, nesse caso, uma queda na produtividade dos fatores.

3-) Assinale a alternativa errada:

a) A lei dos rendimentos decrescentes prevalece quando tivermos pelo menos um fator de produção fixo.

b) Temos rendimentos decrescentes de escala quando, ao aumentarmos todos os fatores de produção, a produtividade média dos fatores se reduz.

c) A lei dos rendimentos decrescentes é a mesma que a dos rendimentos decrescentes de escala.

d) Rendimentos de escala supõem que nenhum fator de produção se mantém fixado.

e) A lei dos rendimentos decrescentes diz que, se tivermos um fator de produção fixo, ao aumentarmos a quantidade do fator variável, a produção cresce inicialmente a taxas crescentes, depois decrescentes, para finalmente cair.

RESPOSTA: alternativa c.

Solução: A lei dos rendimentos decrescentes refere-se ao curto prazo, quando pelo menos um fator de produção permanece fixo. O conceito de rendimentos decrescentes de escala refere-se ao longo prazo, quando todos os fatores de produção variam (isto é, não há fatores fixos), e a produção varia menos que proporcionalmente à variação na quantidade total de fatores (a produtividade média dos fatores reduz-se).

Ainda no que se refere ao conceito de rendimentos de escala: temos rendimentos crescentes de escala (ou economias de escala), quando a produção aumenta mais que proporcionalmente à variação na quantidade total de fatores de produção (a produtividade média dos fatores aumenta), e temos rendimentos constantes de escala, quando a produção varia na mesma proporção da quantidade de fatores (a produtividade média mantém-se constante). As demais alternativas estão corretas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com