TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Dissertações: Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

Bem-vindo à disciplina de Ambiente de Negócios!

Essa será uma disciplina extremamente interessante que deverá mostrar de uma forma mais estruturada e científica diversos aspectos do nosso cotidiano empresarial.

Para o melhor acompanhamento desta disciplina, o aluno deverá ter a mente aberta para uma nova forma de ver os fenômenos que certamente já conhece dos noticiários, jornais e revistas, como inflação, crescimento econômico, as leis da concorrência, entre outros. Deverá estar familiarizado também com algumas ferramentas matemáticas básicas, como o uso de equações lineares e a construção de gráficos.

Aliaremos teoria à prática com o uso de exemplos reais em cada unidade da disciplina.primeiro aspecto a ressaltar é que Economia é uma Ciência Social. Em razão do uso intensivo da matemática e da estatística, algumas pessoas são inclinadas a imaginar que Economia é uma Ciência Exata; mas não é, embora a Matemática e Estatística sejam ferramentas usadas largamente pelos economistas. A Economia trata da maneira com que os homens se organizam e organizam seus recursos para produzirem e distribuírem os bens que desejam. Trata, portanto, do homem e seu meio, sendo então uma ciência humana e, como alguns autores diriam, é a mais humana de todas as ciências1.

Sobre este amplo conceito de economia, sustentam-se estudos mais específicos, o que denominamos de ramos da economia. Estudaremos nesta disciplina os princípios elementares de dois destes ramos: a microeconomia e a macroeconomia. Na microeconomia, veremos como funcionam os mercados isoladamente, o comportamento de produtores e consumidores, e como eles decidem trocar produtos no mercado, decidindo as quantidades e a que preço negociarão suas mercadorias. Na macroeconomia, abordaremos os temas mais amplos das economias que afetam a todos os agentes que de alguma forma atuam neste meio. Os principais temas tratados na macroeconomia são o PIB dos países, inflação, os juros, o câmbio (relação de troca entre moedas de diferentes países), o emprego, as contas do setor público, as contas externas, entre outros.

Principais Questões e Problemas Abordados

Com ajuda da microeconomia, abordaremos as questões de quais bens produzir, quantas quantidades produzir ou adquirir, e a que preço. Também averiguaremos de que forma podemos atingir o máximo de lucro em nossos negócios, a partir de entendimentos do funcionamento de nossa empresa, dos concorrentes e dos compradores deste mercado.

Através da macroeconomia, por sua vez, tentaremos entender de forma mais abrangente como se dá o ambiente econômico em que nossa empresa opera. Tentaremos entender por que há inflação e quais seus malefícios aos negócios, o que determina o crescimento de um país ou região, de que forma mudanças nas taxas de câmbio podem afetar este ambiente e de que maneira os juros interferem também em nossos negócios. Buscaremos, ainda, entender o funcionamento das contas públicas e sua influência nas economias e, finalmente, o relacionamento da economia de um país com os outros países (o “resto do mundo”).

1 Há diversos casos de cientistas socias de outras áreas que, ao tentarem entender determinado fenômeno, passaram a estudar economia para tentar entendê-los melhor, e acabaram por redirecionar suas carreiras para a Economia. Muitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com