TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Exames: Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

Analisamos nesta etapa as Principais Políticas Macroeconômicas do Brasil. Conceituamos no primeiro momento, o que vem a ser Macroeconomia.

Macroeconomia é um campo de estudo, de medida, de observação do setor econômico abordado amplamente. Diferente da Microeconomia, que estuda agentes econômicos individuais de cada setor, a Macroeconomia estuda a economia global, ou seja, como um todo.São dois campos aparentemente distintos, mas trata-se apenas de enfatizar alguns aspectos gerais de um setor.

Seu estudo, bem como seus objetivos, estão concentrados nas principais vertentes da Economia, em questões de curto ou longo prazo, principalmente no que diz respeito à produção, a geração e distribuição de renda, nível de emprego, comportamento e estabilidade dos preços, inflação, crescimento econômico e algumas políticas econômicas.

Sabemos que o Brasil durante sua história, vários governantes se destacaram com a criação de diferentes programas econômicos. O Governo Federal, com o dever de administrar a economia do País, toma um conjunto de ações para atingir suas finalidades e objetivos, dispondo de modalidades que podem ser de natureza estrutural, conjuntural ou expansionista. Anunciado pelo Governo Lula, o Brasil aplica o PAC, Programa de Aceleração de Crescimento. O Brasil tem uma economia sólida, e está inserido no processo de globalização.

De acordo com o FMI, (Fundo Monetário Internacional), o Brasil ocupa a sétima maior economia do mundo. O Crescimento do PIB no 2º trimestre de 2014: - 0,6% (entre abril e junho) em relação ao 1º trimestre de 2014. Porém, Diante do fraco desempenho da atividade econômica no primeiro semestre, a equipe econômica reduziu de novo a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2014. A estimativa caiu de 0,9% para 0,5%.

A taxa de desemprego é de 7,1% da população economicamente ativa (1º trimestre de 2014) e 7,1% (taxa média anual de 2013). A Taxa básica de Juros do Banco Central (SELIC): 11,25% ao ano (referência: 30 de outubro de 2014), e a estimativa de IGP-DI em 2014 caiu de 4,60% para 3,00%. A taxa de câmbio média em 2014 utilizada no relatório foi de R$ 2,32, ante R$ 2,29 do último documento.

Analisando as principais Políticas Macroeconômicas do Brasil, destacamos algumas formas que exerceminfluências sobre o desempenho detrês organizações apresentadaspelos integrantes do grupo.

Primeiramente apontamos o setor Imobiliário. A política que incentiva o crédito, a criação de programas federais, como o “Minha Casa Minha Vida”, e a queda das taxas de juros, facilitam o acesso da população ao crédito imobiliário. Fatores como o aumento de emprego e a economia estável favorecem os consumidores a fazerem um financiamento de longo prazo. Ainda existem as políticas públicas para habitação, como exemplo o FNHIS (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social), bem como regularizaçõesfundiárias, entregando Escrituras para moradores de alguns bairros irregulares. Outros incentivos do governo a novos empreendimentos favorecem o crescimento do mercado imobiliário.

Damos num segundo exemplo, as atividades de vendas diretas, (em Referência ao mercado de Cosméticos – Kimberly Clark). Atrás dos Estados Unidos, China e Japão, o Brasil e Coreia do Sul estão posicionados atualmente como quarto maior mercado no ranking internacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com