TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Monografias: Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  2.268 Palavras (10 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Curso Superior: Engenharia Mecânica

Polo: Anhanguera Unidade 2

Ra

Samuel Ignacio Cordeiro 1589937706

Carlos Henrique Zanetti 1581106475

Carlos Allan D. Rosa 2485810305

Economia

Evoluição do pensamento econômico breve retrospecto

Economia e Direito

Semestre 1º

Campo Grande/MS

19/Março/2015

DISCIPLINA: Economia

Semestre 1º

Trabalho desenvolvido para Obtenção de nota na disciplina de Economia sob orientação do professor

Campo Grande/MS

19/Março/2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO--------------------------------------------------------------------------4

EVOLUIÇÃO DO PENSAMENTO ECONOMICO------------------5, 6, 7, 8,9

ECONOMIA E DIREITO------------------------------------------------9, 10, 11, 13

CONCLUSÃO---------------------------------------------------------------------------14

BIBLIOGRAFIA-----------------------------------------------------------------------15

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho iremos apresentar tópicos referentes a Evoluição do pensamento Econômico, economia e direito, citando estudiosos da Filosofia Social, Moral e Ética, entre artigos e leis.

CAPÍTULO 2 – EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO: BREVE RETROSPECTO

A teoria econômica teve seu início com a publicação de A riqueza das nações, de Adam Smith. Anteriormente, toda a atividade econômica era estudada como Filosofia Social, Moral e Ética.

Antiguidade:

Foi Aristóteles quem primeiro utilizou o termo economia para designar aspectos de administração privada e sobre finanças públicas. Também é possível ser encontradas referencias à economia nos trabalhos de Platão e Xenofonte. Os trabalhos mais importantes datados dessa época são os que fazem menção à usura, a moralidade em relação a juros altos e o que deveria ser um lucro justo.

Mercantilismo:

O mercantilismo é o que pode ser considerada como primeira escola econômica, haja vista sua preocupação com o acumulo de riquezas de uma nação. Também havia alguns princípios de como fomentar o comércio exterior e entesourar riquezas. É também dessa época que datam os primeiros relatos mais elaborados sobre a moeda. Vale ressaltar que para um governo ser considerado forte, era necessário um grande estoque de metais preciosos. Não é por menos que a política mercantilista estimulou guerras, exacerbou o nacionalismo e manteve constante a presença do Estado em questões econômicas.

Fisiocracia:

A fisiocracia é uma escola de pensamento francês que sustentava a ideia de que a terra era a única fonte de riqueza e que havia uma ordem natural que fazia com que o Universo fosse regido também por leis naturais, conforme a Província Divina.

Foi do Dr. François Quesnay o trabalho mais importante ao que se refere à economia: Tableau Économique. François foi o primeiro a dividir a economia em setores e a mostrar a relação entre eles. Foi essa obra que, depois de aperfeiçoada, tornou-se i sistema de circulação monetária input-output.

Os fisiocratas associaram conceitos da Medicina à Economia: circulação, fluxos, órgãos, funções.

Adam Smith:

Para Smith, a atuação da livre concorrência, sem qualquer interferência, levaria a sociedade ai crescimento econômico, como que guiada por uma “mão invisível”. Para ele, todos os agentes na sua busca de lucrar ao máximo, acabavam promovendo o bem-estar de toda a sociedade. É o princípio do Liberalismo.

A ideia de Adam Smith era clara. A produtividade decorre da divisão de trabalho, e essa, por sua vez, decorre d tendência inata da troca, que, finalmente, é estimulada pela ampliação dos mercados. Assim, é necessário ampliar os mercados e as iniciativas privadas para que a produtividade e a riqueza sejam incrementadas.

David Ricardo:

A partir das ideias de Adam Smith, desenvolveu modelos econômicos de grande potencial analítico. De acordo com ele, todos os custos se reduzem a custos do trabalho e mostra como a acumulação do capital, acompanhada de aumentos populacionais, provoca uma elevação de renda da terra. Sua análise de distribuição do rendimento da terra foi um trabalho seminal de muitas das ideias do chamado período neoclássico.

Parte desse autor também, os primeiros estudos sobre o comércio internacional e gerou a conhecida teoria das vantagens comparativas. O comércio entre países depende das dotações relativas de fatores de produção.

John

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com