TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Artigos Científicos: Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

1. Por que os problemas econômicos fundamentais (o que, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?

Como os recursos ou fatores de produção são limitados, enquanto as necessidades humanas são ilimitadas e estão sempre em renovações, há a necessidade de escolher entre alternativa de produção e distribuição de resultados. Tal escolha leva as questões de O que e quando produzir (dada a escassez de recursos de produção, a sociedade terá que escolher quais produtos serão produzidos e a quantidade a serem fabricadas); Como produzir (a sociedade terá de escolher ainda quais recursos de produção serão utilizados para a produção de bens e serviço, dado o nível tecnológico existente) e finalmente para quem produzir (a sociedade terá que decidir qual será o mecanismo de distribuição dos produtos).

2. O que mostra a curva de possibilidade de produção ou curva de transformação?

Mostra que a questão da escassez impõe um limite à capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer a escolha entre alternativas de produção, ou seja, mostra a capacidade que a sociedade tem em diminuir ou deixar de produzir um produto para o aumento de volume de outro produto.

5. Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.

Os bens de capital são aqueles utilizados na fabricação de outros bens, mas que não se desgastam totalmente no processo produtivo. É o caso, por exemplo, de máquinas, equipamentos e instalações. São usualmente classificados no ativo fixo das empresas, e uma de suas características é contribuir para a melhoria da produtividade da mão-de-obra.

Os bens de consumo destinam-se diretamente ao atendimento das necessidades humanas. De acordo com sua durabilidade, podem ser classificados como duráveis (por exemplo, geladeiras, fogões, automóveis) ou como não duráveis (alimentos, produtos de limpeza etc.)

Os bens intermediários são aqueles que são transformados ou agregados na produção de outros bens e que são consumidos totalmente no processo produtivo (insumos, matérias-primas e componentes). Diferenciam-se dos bens finais, que são vendidos para consumo ou utilização final.

Os fatores de produção chamados de recursos de produção da economia, são constituídos pelos recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), terra, capital e tecnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com