TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Bélgica

Seminário: Economia Bélgica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  Seminário  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

A Bélgica ocupa a fronteira cultural entre a Europa germânica e a Europa latina.

É o lar de dois principais grupos linguísticos: os flamengos, falantes do holandês, e os valões, que falam franceses, além de um pequeno grupo de pessoas que falam a língua alemã.

Tem uma área de 30.510 km², distribuídos por três regiões físicas principais: a planície costeira (localizada a noroeste), o planalto central e as elevações das Ardenas (situadas a sudeste).

Sua capital é Bruxelas.

Características econômicas

A moderna economia de mercado da Bélgica é beneficiada pela localização geográfica privilegiada do país na Europa, por uma rede de transportes bastante desenvolvida, e por uma base industrial e comercial diversificada. A indústria está concentrada principalmente na região de Flandres, ao norte.

Com poucos recursos naturais, o país importa grandes quantidades de matérias primas e exporta principalmente manufaturado. O resultado é uma economia bastante dependente dos mercados mundiais.

Especialidades financeiras

A economia fortemente globalizada da Bélgica e sua infraestrutura de transporte são integradas com o resto da Europa. A sua localização no coração de uma região altamente industrializada ajudou a torná-la a 15ª maior nação comercial do mundo em 2007.

A economia é caracterizada por uma força de trabalho altamente produtiva.

Os principais produtos importados pela Bélgica são alimentos, maquinaria, diamantes, petróleo e derivados, químicos, vestuário e têxteis. Os principais produtos belgas exportados são automóveis, produtos alimentícios, ferro e aço, diamantes lapidados, têxteis, plásticos, produtos de petróleo e de metais não-ferrosos.

A Bélgica apóia fortemente uma economia aberta e o alargamento das competências das instituições da União Européia para integrar as economias dos membros do bloco.

Centro de pesquisas

EUREC Agência foi fundada em 1991 como Agrupamentos Europeu de Interesse Econômico (AEIE) com o objetivo de melhorar a qualidade e o alcance da investigação européia e o desenvolvimento de tecnologias de energias renováveis.

É um membro fundador do Renewable Energy Conselho Europeu (EREC) organização que reúne o setor é composto das principais associações européias de energia renovável. EUREC Agência e as associações européias da indústria de energia renovável estão todos representados em Bruxelas, na Casa de Energia Renovável, perto das instituições européias.

Importância cultural

A Cultura da Bélgica é muito rica em museus, prédios históricos e arte. Uma vez por ano tem um concurso de música chamado "Koningin Elisabeth Wedstrijd", onde todos os anos um tipo de instrumento clássico é escolhido.

Durante o verão, têm lugar muitos festivais. Os mais conhecidos são: Werchter, Sfinks, Dour e Pukkelpop. Principalmente os jovens vão para dançar ao som das músicas das bandas famosas nacionais e internacionais. Existem ainda festivais para adultos, alternativos, com música do mundo inteiro, e outros.

Um diferencial é a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com