TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia De Mercado

Pesquisas Acadêmicas: Economia De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 4

Conceito de Economia

A palavra economia pode ser definida como a ciência que estuda como as sociedades usam os recursos escassos e os processos de produção, a troca ou intercâmbio e consumo de bens e de serviços. É a ciência que estuda o comportamento humano que deriva da relação existente entre as necessidades humanas e os recursos disponíveis que se precisam para satisfazê-las. Esta ciência, ao estudar o comportamento humano e os recursos, está relacionada com a ciência política geral das nações e, sobretudo, à vida das pessoas.

Este termo deriva do grego cujo significado é "administração do lar ou a família". Para entendermos melhor, podemos ver a forma mais exata a verdadeira função da ecomonia, que consiste em dar os critérios mais racionais, para que os recursos existentes escassos sejam repartidos da melhor maneira possível e de forma eficiente.

Dentro da economia, existem duas principais dentre elas: a microeconomia e a macroeconomia.

A economia é uma ciência complicada para os que não são espertos, mais os conceitos mais básicos dela são a oferta e a demanda. A oferta são os produtos e se relaciona com a quantidade de produtores capazes de produzi-los. A demanda está relacionada com os usuários que querem esses produtos e estão dispostos a pagar uma quantidade (preço) por eles num determinado tempo e dentro dos níveis possíveis de preços determinados pelos produtores. Dependendo do preço, terá mais usuários ou menos.

O ponto de união entre oferta e demanda é chamada equilíbrio de mercado. O resultado da economia depende de quem a estude, porque não é um valor fixo, sempre está mudando pelos diferentes fatores que intervierem no estudo.

A relação entre o Direito e Economia

O Direto e a Economia possuem diferenças que dificultam o diálogo entre profissionais de cada área, entretanto, a relação entre as disciplinas pode ser visualizada em diversas questões, pois os sistemas jurídicos ocasionam reflexos nos fatores que determinam o desempenho econômico e, assim, quanto aos temas que possuem efeitos socioeconômicos, mostra-se oportuna a abordagem multidisciplinar, a qual propicia a eficiência econômica e o desenvolvimento social.

O movimento Direito e Economia surgiu na América do Norte e atinge de forma crescente todo o mundo. a correlação entre o Direito e a Economia tornou-se notória nos Estados Unidos e a disciplina passou a incluir a grade curricular do curso de Direito das mais destacadas Universidades(COOTER; ULEN,2010).

Na sua essência o Direito é verbal, hermenêutico, almeja a justiça e analisa questões sob o enfoque da legalidade.

A Economia, por sua vez, embora também verbal, é primordialmente matemática, almeja ser científica e examina questões tendo em vista o custo (SALAMA,2008, p.49). O Direito muitas vezes preocupa-se com o retorno ao status quo ante, ao passo que a Economia focaliza o futuro para se antecipar. “(...) a justiça olha mais para trás na tentativa de reconstruir um estado anterior das artes, enquanto a economia olha essencialmente para frente, tentando prever e 'precificar', para usar um anglicismo hoje parte do economês nacional,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com