TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia De Mercado

Monografias: Economia De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 4

A importância da ética no ambiente de trabalho.

A ética é o nome dado ao ramo da filosofia, ligado ao contexto moral. Tem como seu significado “aquilo que pertence ao caráter”. Esta “diferencia-se da moral, pois, enquanto se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano”. A ética profissional é um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho. A ética no ambiente de trabalho é de fundamental importância para o bom funcionamento das atividades da empresa e das relações de trabalho entre os funcionários.

A ética são valores morais e princípios que norteiam a conduta humana. É agir sem prejudicar a outras pessoas, envolve reflexão, antes e pós-ação. No ambiente de trabalho ela é fundamental para o bom convívio na empresa. Fala mal do chefe ou dos colegas, não executar as tarefas designadas como esperado, apontar ou colocar culpas em terceiros são algumas das formas como podemos ser antiético.

Vantagens da ética aplicada ao ambiente de trabalho:

- Maior nível de produção na empresa;

- Favorecimento para a criação de um ambiente de trabalho harmonioso, respeitoso e agradável;

- Aumento no índice de confiança entre os funcionários.

Exemplos de atitudes éticas num ambiente de trabalho:

- Educação e respeito entre os funcionários;

- Cooperação e atitudes que visam à ajuda aos colegas de trabalho;

- Divulgação de conhecimentos que possam melhorar o desempenho das atividades realizadas na empresa;

- Respeito à hierarquia dentro da empresa;

- Busca de crescimento profissional sem prejudicar outros colegas de trabalho;

- Ações e comportamentos que visam criar um clima agradável e positivo dentro da empresa como, por exemplo, manter o bom humor;

- Realização, em ambiente de trabalho, apenas de tarefas relacionadas ao trabalho;

- Respeito às regras e normas da empresa.

Leonardo Boff em “Ética e Moral”, destaca a necessidade de um urgente compromisso da sociedade com a ética. Ele ressalta, fundamentalmente, a influência nociva que a falta da preocupação com o bem comum pode causar à ecologia. Podemos utilizar sua expressão “cuidar ou desaparecer” para demonstrar os efeitos que a ausência de conduta ética pode causar em nossa vida profissional e pessoal. A exigência do mercado vem, a cada ano, provocando um altíssimo senso crítico dos consumidores e empresários, no sentido de determinar padrões éticos de comportamento.

O conceituado escritor Içami Tiba, em uma de suas palestras, destaca ética como “fazer às pessoas o que gostaríamos que fosse feito para nós mesmos”. Baseado nesta afirmação (a qual concordo plenamente), devemos pautar nossas ações de acordo com o que esperamos das pessoas com relação aos nossos anseios.

Baseado neste “conceito” inicial, precisamos separar a conduta ética no ambiente de trabalho sob duas perspectivas: do empregado e do empregador. Mais precisamente, sob a visão e intervenção profissional do gestor (coordenador, diretor ou supervisor) e do funcionário que está na linha de frente.

Prefiro começar pelos princípios da ética aplicados na gestão de pessoas. A razão dessa preferência se baseia no fato de, muitas vezes, se desconsiderar o assunto quando o tema é avaliação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com