TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia E Mercado

Ensaios: Economia E Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 6

1°O que é crescimento econômico e como a taxa de crescimento econômico é medida?

R: Existem vários índices que podem ser usados para caracterizar o crescimento econômico. O mais utilizado, esta sempre na mídia é o PIB, que corresponde a somatória de bens, produtos e serviços produzidos pelo país durante um determinado período, geralmente um ano. Em 2004 o crescimento foi de 5,2%, já em 2005 foi de 2,3% e se levarmos em conta o crescimento da população este crescimento pode ser considerado zero. A de se considerar também que o crescimento da economia, não necessariamente significa o crescimento econômico do país, se junto com essa economia não ocorrer um processo sólido de redistribuição de renda , provocando um efeito dominó em outras áreas como, saúde, educação e saneamento básico. Mantendo-se o resultado do crescimento econômico nas mãos de uma minoria , seremos eternamente uma nação rica (entre as 10 do mundo), mas com um povo pobre. Para o Brasil se diferenciar das nações com economia emergentes, é necessário que sua economia cresça entre 5% a 10%, por pelo menos 15 a 20 anos seguidos. O mesmo é mensurado por meio do aumento do produto interno bruto, o mesmo é o valor da produção total da economia em termos de preço de um único ano. No Brasil o PIB é mensurado com base nos preços em reais descontando-se a inflação, determinando-se se a produção cresceu de um ano para o outro. O PIB não é uma medida perfeita da produção total por não incluir tudo o que é produzido. A sua avaliação faz-se através da análise de certos índices: Produto Interno Bruto (PIB) ou Produto Nacional Bruto (PNB). termo crescimento distingue-se de desenvolvimento por significar um aumento quantitativo da produção, cujas consequências serão o enriquecimento da nação e a elevação do nível de vida, mas sem a preocupação da melhoria das condições de vida da sociedade. Contrapõe-se, por isso, ao desenvolvimento, que, para além do crescimento propriamente dito, pressupõe a sua repercussão sobre a qualidade de vida das pessoas e sobre o sistema social em geral. Ou seja, toma em atenção a estrutura de repartição dos rendimentos a par do aumento do PNB.

W. W. Rostow caracterizou cinco etapas no processo de crescimento econômico:

*A sociedade tradicional.

*As condições prévias do arranque.

*O arranque (take off).

*A maturidade.

*O consumo de massa.

Privilegiando o quantitativo, os autores clássicos ignoram o desenvolvimento global da sociedade, cuja política deverá ser autônoma. Já sabemos que um crescimento desmedido, sem uma política de desenvolvimento capaz que o suporte, leva a situações que negam o próprio crescimento; a poluição, o desperdício das riquezas naturais, as situações de conflitos mundiais, a insustentável acumulação de bens, as desigualdades sociais, são exemplos de gritos de alarme dados pelos teóricos do desenvolvimento, que atribuem ao crescimento econômico o papel de assegurar a repartição mais equilibrada dos recursos para assegurar a satisfação das necessidades vitais dos homens e, assim, prosseguir a erradicação da pobreza e da miséria. Estas são formas de exclusão social que se tornam cada vez mais visíveis, a nível mundial, à medida que o crescimento econômico prossegue de forma discrepante. termo crescimento distingue-se de desenvolvimento por significar um aumento quantitativo da produção, cujas consequências serão o enriquecimento da nação e a elevação do nível de vida, mas sem a preocupação da melhoria das condições de vida da sociedade. Contrapõe-se, por isso, ao desenvolvimento, que, para além do crescimento propriamente dito, pressupõe a sua repercussão sobre a qualidade de vida das pessoas e sobre o sistema social em geral. Ou seja, toma em atenção a estrutura de repartição dos rendimentos a par do aumento do PNB.

2° 2. Quais são os principais custos do desemprego e o que o torna um problema sério?

R: O aumento do desemprego apresenta três explicações fundamentais: fatores estruturais, conjunturais e sazonais. Dos fatores estruturais, o Brasil amarga efeitos de três fatores perversos: baixo crescimento, educação insuficiente e legislação inflexível. Destes fatores, a educação insuficiente desde a infância é responsável direta ou indiretamente pela baixa qualificação da mão de obra no Brasil e apresenta-se como um dos pontos mais críticos para o país. Assim, é possível evidenciar que boa parte dos problemas como desemprego no país é gerada pela baixa qualificação da mão de obra existente, oriunda de uma educação precária e insuficiente. Assim, pode-se afirmar que o desemprego é o primeiro fator determinante da pobreza. O desemprego representa um sério problema econômico, social e pessoal, as razões são:

*Rendas e produção perdida – A perda de um posto de trabalho leva a uma perda de renda e de produção. Essas perdas são devastadoras para as pessoas que arcam com elas; além disso, fazem com que o desemprego seja uma perspectiva aterrorizante para todos. Os benefícios recebidos quando se está desempregado criam uma rede de segurança, mas não substitui totalmente os rendimentos perdidos.

*Capital Humano perdido: Um período prolongado de desemprego prejudica permanentemente as perspectivas de trabalho de uma pessoa. Por exemplo, um gerente perde um emprego quando o seu empregador promove um corte de custos. Sem ter outra fonte de renda ele se torna motorista de taxi. Depois de um ano nesse trabalho, ele descobre que não tem mais como competir com aqueles que acabaram de obter um diploma de MBA e acaba sendo contratado como gerente, mas em uma empresa pequena e com um salário baixo. Ele

perdeu parte de seu capital humano. Os custos do desemprego são divididos de modo desigual o que faz dele um grande problema político e econômico.

4° Sintetize os objetivos de Política

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com