TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia E Mercado 3º Módulo

Trabalho Universitário: Economia E Mercado 3º Módulo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/7/2014  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 2

Bens Privados[editar | editar código-fonte]

São bens que têm característica do uso ser individual, ou seja, o consumo de uma pessoa exclui o consumo da outra. Geralmente estes bens são oferecidos pela iniciativa privada.

Bens públicos[editar | editar código-fonte]

São bens cujo consumo é efetuado por toda a coletividade. Não se aplica o princípio da exclusão, ou seja, não é necessário pagar para obtê-los. Além disso, eles não são rivais, isto é, o consumo de um não impede o consumo de outro. Na maioria das vezes, eles são oferecidos pelo poder público com o objetivo de satisfazer as necessidades coletivas, utilizando-se da tributação para captação de recursos para seu financiamento. Ex.: Defesa Nacional, Administração da Justiça.Mas também se incluem praias, lagos, software livres.

Bens Meritórios[editar | editar código-fonte]

São bens que embora possam ser explorado pelo setor privado, podem e devem ser produzidos pelo setor público para evitar que a população de baixa renda seja excluída do seu consumo, também, como os bens públicos, são financiados pela tributação. A definição de bens meritórios está associada a valores históricos, culturais e políticos partilhados por determinado grupo social. Os bens meritórios são definidos por possuir importância social. Ex: educação, saúde.

Quanto ao processo Produtivo[editar | editar código-fonte]

Bens Primários - bens que ainda não sofreram nenhum tipo de transformação. Ex: madeira.

Bens Intermediários - são bens produzidos e utilizados na produção de outros bens, não estão disponíveis para o consumo final. Ex: tecido, lingote de aço produzidos pelas siderurgias.

Bens de Capital ou Bens de produção- são bens que servem para a produção de outros bens, especialmente os bens de consumo. Ex: máquinas, equipamentos.

Bens Finais - são bens já disponíveis para o consumo, podendo ser classificados em: bens de consumo duráveis, não-duráveis e semi-duráveis.

Quanto ao consumo[editar | editar código-fonte]

Os bens de consumo dividem-se nas seguintes categorias:

Bens de consumo não-duráveis são bens que se esgotam no ato da utilização. Ex.: alimentos, bebidas.

Bens de consumo duráveis são bens que não se esgotam no ato da utilização. Ex.: automóveis, eletrodomésticos, roupas, calçado, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com