TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia E Mercado

Artigos Científicos: Economia E Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 4

ECONOMIA E MERCADO

A economia é uma ciência que estuda a escassez, ou seja estuda um conjunto de atividades visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida, é uma ciência social, que estuda o funcionamento da Economia Capitalista, sob o pressuposto do comportamento racional do homem econômico, ou seja, da busca da alocação eficiente dos recursos escassos entre inúmeros fins alternativos. Nesse sentido, a Ciência Econômica visa compreender como a Economia resolve os três problemas econômicos, O quê produzir?, Como produzir?, Para quem produzir? Ou seja, estudo da sustentabilidade da produção para as gerações futuras, com objetivo de que não falte tudo que se faz necessário para vida humana.

A economia brasileira nos dias atuais vive um cenário de incertezas. No ano passado, o índice de desemprego diminuiu, visto que as contratações para industrias automotiva movida pela redução de custo de produção ( IPI reduzido ), e o mercado de construção civil movido pela construção de infla estrutura para copa do mundo, geraram muitos empregos, e não é o que acontece agora, pois as grandes montadoras pararam de contratar, começaram um processo de férias coletivas e em alguns casos ocasionou em demissão. Na construção civil é o que se espera também, pois as grandes obras para copa do mundo estão quase concluídas, e possivelmente muita gente voltará a ficar sem emprego. Por outro lado este grande evento que é a copa do mundo, movimentará outros mercados, como : Turismo e hotelaria, serviços aeroportuário, transporte, alimentos que é a principal variável do nosso estudo, já que nossa empresa é um hiper mercado. Desta forma evidenciado que de uma forma ou de outra a economia estará sempre girando, da maneira que, uma vez que as empresas vendem elas ganham, contratam pessoas, as pessoas ganham salários, pagam suas contas, compram produtos, consomem enfim. Fazem que o mesmo ciclo ocorra com as empresas ao qual receberam seu dinheiro, que é exatamente como acontece com nossa empresa , que por sua vez contribui com a economia com a seguinte forma : O mercado Andorinha contrata pessoas, que prestam serviços que fazem a empresa ganhar, que por sua vez paga o salário de seus funcionários, que por sua vez pagam as contas, consomem etc.

Não podemos deixar de observar que, os alimentos são nosso principal produto são dos objetos que mais influenciam na economia nacional. O aumento da inflação, faz com que o preço dos alimentos aumentem, e diminuam periodicamente, que é o que tem acontecido com o tomate. Os principais produtos que compõe a cesta básica também tem sofrido essas variações, tais como : arroz, feijão e óleo.

Como havíamos falado anteriormente, a inflação é o maior objeto de variação econômica atuante em nosso país, pois vimos como o aumento e diminuição de preço, refletem na economia. O Problema econômico é definido pela a escassez , a falta de produção capaz de atender a todas as necessidades humana. Nas mudanças de preços e em consumos , quando o preço de uma mercadoria aumenta , quantidades de consumidores diminui , assim diminuindo o preço, aumenta na quantidade de consumidores . O aumento da inflação atinge diretamente na renda , e na estrutura de uma empresa diminuindo investimentos, lucros e reduzindo o sistema de produção econômico. Isso afeta diretamente comércios, no valor de alimentos, com juros altos, preços altos, desemprego, pois as empresas, comércios vendem menos diminuindo as vendas e o aumento do desemprego. O índice de inflação ajuda a medir como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com