TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia E Mercado

Pesquisas Acadêmicas: Economia E Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

O que produzir; Quanto produzir; Como produzir;

Em relação ao que produzir, primeiro temos que fazer uma análise (estudo) geral da sociedade, pois a Economia como uma ciência social não estuda somente interesses de toda uma coletividade. Feito estas análises agora podemos determinar qual a quantidade de produtos a ser produzido e em que proporções serão colocados à disposição da sociedade.

Quanto produzir? A principal variável que podemos relacionar com “o que e em que quantidade” é através da demanda.

Pois devido este fator podemos estudar o comportamento da coletividade, ou seja, saber quais necessidades humanas no mercado e em que proporções.

Como produzir? Outro problema fundamental da Economia é a questão de como será produzido os bens, ou seja, os fatores de produção que serão aplicados durante o processo de produção. Tais fatores como: matéria-prima, bem de capitais tangíveis, Tecnologia, mão-de-obra qualificada (especializada-Divisão do Trabalho). Antes de tudo, temos que observar que a maioria dos recursos que a natureza dispõe ao homem são escassos. Então devemos cada dia mais ter a consciência e buscar novas alternativas para a produção desses bens.

Para quem produzir, ou seja, para quem direcionará os bens econômicos produzidos. Um dos principais fatores nessa questão será o preço. Quanto maior a oferta, menor será a demanda ou quanto menor a oferta maior será a demanda. O preço é o fator de restrição, exclusão em uma economia de mercado.

Descreva sobre o custo fixo; custo variável; custo médio; custo total;

Custo fixo- representa a partir da despesa que não é afetada pelo nível de produção, ou seja, o montante da despesa que se verifica mesmo que o nível de produção seja zero. Por exemplo, numa empresa de explicações, um dos custos fixos é a renda das instalações, pois o seu valor mantém-se mesmo que não sejam dadas quaisquer explicações.

Custo variável- representa a partir das despesas que variam com a produção, ou seja, que aumentam quando o nível de produção aumenta e vice-versa.

Custo médio- resulta na divisão do custo total (CT) pela quantidade produzida (Q) podendo ser entendido como custo unitário de produção, ou seja, para um determinado nível de produção representa o custo de cada unidade produzida, sendo por isso, muito utilizado nas empresas que comparam com o preço de venda.

Custo total- representa a menor despesa total necessária para atingir um determinado nível de produção.

Setor primário; Setor secundário; Setor terciário;

Setor primário- está relacionado a produção através da exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação.

Setor secundário- é o setor da economia que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, industrializados, eletônicos, casas, etc). Como não há conhecimentos tecnológicos agregados aos produtos do setor secundário, o lucro obtido na comercialização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com