TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia E Mercardo

Tese: Economia E Mercardo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Tese  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

Em janeiro de 1881, ouviu-se em Fortaleza o grito: "No porto do Ceará não se embarcam mais escravos!”. Com isso, o Ceará ficou conhecido como a primeira província a abolir a escravatura em nosso país. José do Patrocínio assim se referiu à cidade: "Terra da luz, berço da liberdade". Nesse contexto abolicionista, o primeiro município a decretar a libertação dos escravos no estado foi Acarape, e, por conta deste episodio histórico houve a mudança do nome do município para "Redenção" todo esse contexto histórico se deu no ano de 1883, especificamente no dia 1º de janeiro. O movimento efervescente da abolição na província do Ceará tornou-se assunto em todas as rodas sociais, inclusive no interior.

Senzala lugar muito sombrio, era local de descanso e de castigo dos escravos. Ali eles eram chicoteados e, como eram muito altos - tinham cerca de 1,80 metros - precisava ficar deitados. Quanto mais rebeldes, mais no fundo ficavam, um cômodo úmido, mas parecido com um túnel, de teto baixo, com uma única e estreita entrada de ar com grades. No cubículo escuro, eram colocados cerca de dez escravos que, quando desobedeciam ou se tornavam rebeldes, eram chicoteados e torturados psicologicamente. Nos pequenos e escuros cubículos da senzala viviam cerca de 100 escravos. Eles eram obrigados a entrar ali às 18 horas e sair às 6 horas. Dormiam no chão, em cima de esteiras de palha. Em cada cômodo, encontram-se os instrumentos de tortura, como as correntes, algemas e gargalheiras. Tinha até para criança e adolescente. Qualquer barulho ou conversas entre eles era motivo para serem castigados. Muitos ficavam à noite presos em algemas nas paredes, de braços para cima. Na senzala, também foi conservado o tronco onde os negros ficavam imobilizados e apanhavam com chicotes que tinham lâminas de ferro.

Museu de Baturité onde funcionava a estação foi construído na época de Dom Pedro II. Estação foi construída no mesmo período por que o café na época era muito apreciado na Europa, então o escoamento dele se tornava muito difícil por que era transportado através de animais e era muito demorado, por isso foi feito a estrada de ferro para facilitar o transporte do café, onde o café era levado de Baturité a Fortaleza. No museu encontram-se ainda bancos da época onde esperavam o trem. A partir do momento que foi construída a estrada de ferro e a estação Baturité começaram a se desenvolver e começou a escoar o milho, algodão, café, feijão que também eram levados para fortaleza e de fortaleza eram levados para outros países. Hoje não existe, mas plantações de café para exportação na região. A estrada de ferro de Baturité foi à primeira ferrovia do ceara. Iniciou a operação ferroviária em 1873 com o primeiro trecho pouco mais de 7 km entre a estação central, em fortaleza e a localidade de parangaba. Funcionou com esse nome ate 1909. A estação central, atualmente estação professor João Felipe. A estação era de extrema importância para o transporte do café.

Mosteiro dos capuchinhos, local bastante aconchegante. Tem uma historia bastante interessante. Hoje o antigo Convento, agora pousada trabalha com fins hoteleiros, aberto aos religiosos, ao clero e ao povo; como casa de hospedagem e encontros, sobretudo para grupos ou pessoas que vem fazer oração e retiro.

Guaramiranga com paisagens riquíssimas e exuberantes. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com