TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia E Negócios

Artigos Científicos: Economia E Negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  1.533 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 2. “Quase 44% da renda dos brasileiros da classe D são gastos com despesas básicas, como alimentação, transporte e contas de consumo. Os números são da pesquisa feita pela Quorum Brasil com 400 paulistanos com renda familiar de até R$ 1.020. A alimentação é o tipo de gasto que possui maior peso nas despesas dessas famílias, representando 15,5% da renda. Em segundo lugar, aparecem as contas de água, luz, telefone e gás, que consomem 14,7% do salário. Ainda no primeiro grupo de prioridades no direcionamento dos recursos da família estão as despesas com transporte, para onde vão 13,3% do dinheiro.

Outras prioridades, depois dos gastos de primeira necessidade, são os gastos com cartão de crédito, que consomem 12,4% de sua renda, seguidos por moradia, aluguel e financiamento (11,9%), prestações em lojas (11,6%) e despesas com saúde e remédios (11,3%). Ao todo, esses gastos secundários somam 47,2% da renda das famílias da classe D.

As despesas com lazer e passeio aparecem apenas no terceiro grau de prioridade, consumindo, segundo os entrevistados, 9,2% do orçamento mensal.

A pesquisa “A Classe D e seus Desejos e Despesas” foi feita na cidade de São Paulo, em setembro de 2010, com homens e mulheres entre 25 e 50 anos de idade que trabalham e têm renda de até dois salários mínimos” (adaptado de RIBEIRO, 2010).

Ao analisar a situação apresentada, pode-se relacioná-la, diretamente, com as afirmativas:

I - As empresas, em regimes capitalistas de produção, existem para satisfazer as necessidades de consumo da sociedade e, em segundo plano, para valorizar o capital investido.

II - Os consumidores precisam, dada sua renda escassa ou limitada, alocar de forma eficiente as suas categorias de despesas.

III - A Teoria da Firma procura estudar e responder como as empresas combinam a utilização dos fatores de produção necessários à criação de coisas úteis e o quanto gastam para produzir bens e serviços.

IV - A sociedade nem sempre obtém êxito na alocação adequada de seus esforços. Pode produzir carros e artigos de luxo, enquanto uma grande quantidade de pessoas necessita de produtos mais urgentes e socialmente prioritários.

V - A tecnologia tem aumentado a independência do homem em relação à satisfação de suas necessidades.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:

A) I, II e III.

B) II e IV.

C) III e V.

D) I, II, III e V.

E) I, II, IV e V.

Resposta correta: alternativa B.

Análise das alternativas:

I. Afirmativa incorreta.

Justificativa: em regimes capitalistas de produção, as empresas existem não para satisfazer as necessidades de consumo da sociedade, mas sim para valorizar o capital investido. Atendem àquelas necessidades que correspondem a sua capacidade de desenvolvimento e produção de forma mais eficiente. Esse não é o foco central da discussão no artigo proposto para análise.

II. Afirmativa correta.

Justificativa: atendendo à máxima econômica em que a economia estuda o emprego de recursos escassos entre usos alternativos, com o fim de obter os melhores resultados, os recursos que as famílias têm para dar conta de todas as suas necessidades também são escassos e devem ser bem gerenciados, de forma a priorizar as necessidades primeiras.

III. Afirmativa incorreta.

Justificativa: o foco desta afirmativa é a produtividade e a eficiência das empresas, pois a Teoria da Firma procura estudar e responder como as empresas combinam a utilização dos recursos humanos, materiais e tecnológicos para obter os melhores resultados produtivos.

IV. Afirmativa correta.

Justificativa: O fato de a sociedade nem sempre obter êxito na alocação adequada de seus esforços, não priorizando suficientemente os bens de primeira necessidade, contribui significativamente para os gastos desproporcionais da classe D com alimentos e gêneros básicos para a sua sobrevivência.

V. Afirmativa incorreta.

Justificativa: A tecnologia não aumenta nem gera independência do homem em relação à satisfação de suas necessidades. Em alguns casos, a tecnologia “cria novas” necessidades a serem satisfeitas.

...

Baixar como  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »