TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia E Ética

Monografias: Economia E Ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1 – Chalmers utiliza um recurso retórico, ao criar a figura do “indutivista ingênuo”, com o intuito de criticar alguns pressupostos do indutivismo. Comente.

Resposta: Segundo Chalmers, assim como no método indutivo, o “indutivista ingênuo” baseia-se no raciocínio de que a ciência começa com a observação, e o observador científico deve registrar fielmente as observações feitas. Baseado em repetidas observações sob uma ampla variedade de condições, o cientista estabelece suas afirmações como verdadeiras, baseando-se no uso de seus sentidos num lugar e tempo específicos que são as chamadas “afirmações singulares”. A partir dessas observações, são elaboras as leis e que são as “afirmações universais”, que se referem a todos os eventos de um tipo específico em todos os lugares e em todos os tempos.

Chalmers afirma que a explicação “indutivista ingênua ” da cência é completamente equivocada e perigosamente enganadora. Ao criticar a postura do indutivista ingênuo, Chalmers apresenta a argumentação de que a observação não oferece uma base segura para que as leis e teorias do conhecimento científico sejam elaboradas, uma vez que é possível a conclusão de argumento indutivo ser falsa embora as premissas sejam verdadeiras, conflitando com o argumento indutivista de que nenhuma proposição de observação deve conflitar com a lei universal derivada.

Além disso, Chalmers critica a vagueza quanto à exigência de que um “grande número” de observações deve ser feito sob uma “ampla variedade” de circunstâncias, lançando a incerteza de que existe a necessidade de um grande número de observações.Par ilustrar, o autor cita que não é necessário botar a mão no fogo muitas vezes antes de concluir que o fogo queima. Em circunstâncias como essas, a exigência de um grande número de observações parece inadequada, sendo plausível essa exigência em outras situações.Sendo assim, Chalmers afirma que a cláusula “grande número” terá que ser determinada detalhadamente.

Chalmers também faz uma crítica ao pensamento indutivista quanto à cláusula “ampla variedade de circunstâncias.

Questão 2 – Explique o raciocínio lógico e dedutivo.

O raciocínio lógico e dedutivo é aquele em que o cientista tem leis e teorias universais à sua disposição, e através delas, é possível derivar várias conseqüências que servem como explicações e previsões. Se as premissas de uma dedução logicamente válida são verdadeiras, então a conclusão deve ser verdadeira.

Mas se as premissas são ou não verdadeiras é uma questão que não pode ser resolvida com um recurso à lógica, ou seja , o pensamento lógico e dedutivo não funciona como uma fonte de afirmações verdadeiras sobre o mundo.

Questão 3 - Explique o problema da indução

Dada uma proposição geral qualquer, mesmo que haja numerosas observações nas mais variadas situações, é possível que a próxima observação possa contrariar as anteriores, tornando falsas as proposições gerais.Além disso, não podemos usar a indução para justificar a indução,e daí surge uma dificuldade associada à justificação da indução. Esta dificuldade tem sido tradicionalmente chamada d problema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com