TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Inflação

Ensaios: Economia Inflação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

Efeitos inflação assalariados

Uma das distorções mais sérias provocadas pela inflação diz respeito à redução relativa do poder aquisitivo das classes que dependem de rendimentos fixos, com prazos legais de reajustes. Nesse caso estão os assalariados, que, com o passar do tempo, vão ficando com seus orçamentos cada vez mais reduzidos, até a chegada de um novo reajuste. Os comerciantes, industriais e o próprio governo têm condições de repassar os aumentos de custos provocados pela inflação, garantindo, assim, a manutenção de sua parcela no produto nacional. Ademais, dentro da categoria assalariada, os que mais sofrem são aquelas famílias de baixo nível de renda. Como todo o salário que recebem destina-se a sua subsistência, elas não têm meios de aplicar seu dinheiro, de forma a se defender da inflação (não têm condições de indexar a moeda em seu poder).

Efeitos da Alta Inflação

A maioria dos especialistas concorda o que legítimo prejudicado com a inflação é o assalariado que vive exclusivamente de rendimentos fixos, como os próprios salários. Na prática, a maioria da população ativa no Brasil. Isso ocorre porque os grandes industriais ou empresários conseguem repassar o grande aumento de custos no preço final, de certa forma garantindo a parcela do produto nacional.

Dentre os efeitos mais nocivos provocados por taxas elevadas de inflação, destaca-se a diminuição relativa do poder aquisitivo das pessoas. Esse efeito ocorre principalmente nas classes de assalariados que dependem de rendimentos fixos, com reajustes fixados em prazos estabelecidos por meio da política salarial instituída pelo governo. Nesse caso, quanto maior for o intervalo de reajuste, maior é a redução do seu poder de compra que só é restabelecido a partir de novo reajuste. Por outro lado os efeitos da inflação atingem, dentro da classe assalariada – os de menor renda –, cujo salário, via de regra, destina-se totalmente a sua subsistência não lhes deixando condições de aplicar seus recursos de modo a se defender da inflação, como ocorre com as classes de maior rendimento ou com a classe empresarial. Esta, além da possibilidade de utilizar o mercado financeiro, ainda dispõe do mecanismo de repassar aos preços os efeitos da inflação nos custos de produção ou das mercadorias.

No âmbito do poder público vale destacar o efeito de altas taxas de inflação sobre as finanças públicas. A inflação tende a diminuir o valor real da arrecadação fiscal do governo. Nesse caso, quanto maior inflação, menor a arrecadação real do governo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com