TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Informal

Ensaios: Economia Informal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 2

Livro: Ambulantes e Direito à Cidade

Trajetórias de vida, organização e políticas públicas

Matéria: Economia e Mercado

O livro analisado relata a informalidade vista de perto com depoimentos de ambulantes, nome esse dado aquele vendedor que não possuía ponto físico fixo para comercialização de seus produtos. A informalidade é gerada a partir do momento que é marginalizada e desvinculada da economia formal subsidiou programas de ingresso no mercado formal de trabalho. Alguns exemplos desses programas focam na capacitação de mão de obra, no microcrédito na formalização de unidades autônomas informais. Entretanto tais programas não têm sido suficientes, uma vez que não interessa determinadas cadeias de valores incorporar o custo da reprodução da força de trabalho.

Por outro lado, há outra visão que defende a existência da informalidade como um reflexo de concentração de renda.

Existente em países em que o pleno emprego não ocorreu, esta visão vê o informal subordinado ao formal. Subordinado porque estabelece relações objetivas com o formal e normalmente está em condições desfavoráveis ao estabelecer os termos de troca, porque ocupa espaços entre a não formalização da economia formal.

Os ambulantes são trabalhadores autônomos "por conta própria" que não estão vinculados ao circuito de venda direta, realizando atividades que têm certa margem de autonomia.

Para o Departamento Intersindical de Estatísticas Estudos Socioeconômicos (DIEESE) os trabalhadores informais são considerados como pequenas unidades econômicas.

Os autônomos não são uma nova categoria na história brasileira, constituem a face permanente do mercado de trabalho não assalariado.

Baseado no contexto acima é descordante ao conceito da macro economia, pois seus objetivos políticos são: alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição justa de renda, crescimento econômico e desenvolvimento humano.

Em minha concepção não existe uma política correta para mudar os indicadores econômicos de nosso país.

O Brasil não possui uma responsabilidade governamental com a população, se a administração do governo fosse eficaz não surgiria os trabalhos informais.

Para que todas as necessidade fossem atendidas o governos precisaria desenvolver nas seguintes questões: elevar o nível de emprego, realizar justa distribuição da renda nacional, estabelecer preços e proporcionar crescimento econômico.

Através desse resumo podemos identificar que a matéria Economia e Mercado apresenta todos esses conceitos citados anteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com