TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Internacional

Artigo: Economia Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 6

1 –

A - Custo de Oportunidade  é quanto um agente econômico deixa de ganhar em uma outra atividade com o recurso alocado (no caso específico desse amigo é o tempo) na atividade escolhida.

B – No caso com o emprego e a poupança ele tem uma renda total de:

Com emprego 

40 mil de salários + (30mil x 20%) 36 mil de rendimento de poupança = 76 mil anual

Negocio Proprio 

100 mil de faturamento - 55 mil de despesas = 45 mil anual

A abertura do negócio só realmente valeria a pena se a pessoa tem um sonho de abrir um negócio próprio porque não deseja mais ser empregado, porque a renda total seria menor com um negócio próprio.

C – Mesmo com a redução para 10% ao ano de rendimento da poupança, a soma da renda de salário + poupança continua sendo maior que o faturamento líquido do negócio próprio.

2 – Deficit Fiscal é quando o governo tem um gasto maior do que o total arrecadado com os impostos.

Uma das medidas para equilibrar as contas do governo é aumentar as taxas de juros, isso pode afetar o crescimento do país.

3 – A credibilidade do país é avaliada no mercado pela relação direta entre

Dívida %

PIB

Se na análise esta relação estiver aumentando, significa que num futuro o governo pode ter dificuldade em cumprir todos os seus compromissos financeiros.

Se na análise esta relação estiver diminuindo, significa que o governo é plenamente capaz de honrar seus compromissos, tendo uma credibilidade maior aos olhos do mercado.

4 -

A política fiscal expansionista é adotada num momento em que a economia de um país está muito abaixo de sua capacidade de produção e para aumentá-la, o governo pode aumentar seus gastos para estimular a produção ou diminuir a arrecadação de impostos afim de aumentar o poder de compra da população.

A política fiscal contracionista é adota num momento o governo quer reduzir o consumo e investimentos da economia, geralmente para controle da inflação. Então o governo corta gastos e deixa de investir na produção, também pode aumentar a arrecadação de impostos para diminuir o poder de compra dos consumidores.

5 -

Política monetária expansionista  consiste em aumentar a oferta de moeda, reduzindo assim a taxa de juros básica e estimulando investimentos majoritariamente no setor privado. Essa política é adotada em épocas de recessão visando aumentar a demanda agregada e gerar novos empregos.

Política monetária contracionista  consiste em reduzir a oferta de moeda, aumentando assim a taxa de juros e reduzindo os investimentos no setor privado. Essa modalidade da política monetária é aplicada quando a economia está sofrendo alta inflação, visando reduzir a demanda agregada e, consequentemente, o nível de preços.

6 –

Capital físico  estoque de equipamentos e estruturas utilizadas na produção de bens e serviços

Capital humano  conhecimentos e habilidades adquiridas pelostrabalhadores através do ensino, do treinamento e experiência

Conhecimento tecnológico  entendimento da sociedade da melhor forma de se produzir bens e serviços

Decisões do governo  uma política fiscal competitiva, taxas de poupança e de investimento,

a queda do nível de preços e das taxas e inflação e de juros.

7- Moeda é o conjunto de ativos de uma economia que as pessoas usam regularmente para comprar e vender bens e serviços entre os diferentes agentes de uma economia.

As 3 funções essenciais da moeda são:

- Meio de troca  compradores dão em troca de bens ou serviços

- Unidade de conta ou padrão de referência  instrumento que as pessoas usam para anunciar preços e registrar debitos

- reserva de valor  serve para as pessoas poderem usar para transferir poder aquisitivo do presente para o futuro.

8 – Imposto Inflacionário é a transferência de renda do contribuinte para o governo através da inflação,o dinheiro está perdendo seu poder de compra.

9 –

Depósito Compulsório  O Banco Central diz qual é o percentual de reservas que os bancos devem manter junto a ele

Operações de Mercado Aberto (Open Market) Banco Central realiza leilões de compra e venda de títulos públicos

Taxa de Redesconto  é a taxa de juros sobre os empréstimos que o Banco Central faz aos bancos comerciais

10 – Se existe um boato sobre a quebra de um banco, todos os clientes com depósitos nesses bancos ficarão com medo de que o banco quebre e mesmo que o banco seja firme e estável, não irá resistir se todos estes clientes desconfiados queiram efetuar resgate de seus investimentos. Os bancos não possuem todos estes valores em caixa, pois utiliza o dinheiro de investidores e empresta para receber no longo prazo.

11 - São uma porcentagem dos depósitos bancários que os bancos mantém junto ao Banco Central, este percentual é chamado de depósito compulsório e o percentual é determinado pelo banco central. Desta forma, cria-se um valor de moeda virtual.

12 - Quando existe muita oferta de moeda no mercado, o mercado fica aquecido, gerando um aumento na demanda por produtos e serviços,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com