TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Monetária

Trabalho Escolar: Economia Monetária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 4

Sistema monetário é o conjunto de moedas utilizadas num país por imposição de curso legal, isto é, obrigatoriedade de aceitação em pagamento de mercadorias, débitos ou serviços. Constitui-se de uma moeda fundamental (moeda padrão), que serve de unidade de valor (padrão de medida de valores) e de moedas auxiliares, cujos valores são múltiplos ou submúltiplos daquela.

O sistema monetário abrange, portanto, o numerário da Nação, isto é, todas as moedas metálicas ou de papel que nela tenham curso legal, podendo ser metálico ou ametálico, conforme o padrão de valor seja ou não metálico.

O sistema metálico pode ser monometálico, bimetálico e simetálico.

O sistema monometálico adota como padrão um único metal, e seu poder liberatório ilimitado é atribuido apenas à moeda-padrão, enquanto todas as demais tem somente função de moedas divisionárias. Os padrões utilizados nos sistemas monometálicos foram o ouro e a prata. A unidade monetária, representada pelo metal cunhado, é de peso legal determinado e circula livremente.

Dos padrões monometálicos, o de maior importância foi o padrão-ouro, utilizado em três modalidades: padrão-ouro amoedado, padrão-ouro em barras e padrão-ouro para o comércio exterior.

1.º Padrão-ouro Amoedado, "Full Gold Standart" - A unidade, neste sistema, é definida com base em determinado peso de ouro, fixado pelo Poder Público. As moedas, livremente cunhadas, circulam sem restrições, tanto interna como externamente. Neste regime, a moeda de ouro é a única que possui poder liberatório ilimitado, sendo restrito o das demais.

2.º Padrão-ouro em Barras, "Gold Bullion Standart" - A unidade monetária é definida em termos de peso fixo de metal. O Poder Público compra e vende o metal a preços determinados, havendo livre trânsito dele para a importação e exportação. Duas vantagens principais apresenta este padrão sobre o anterior: evita despesas de cunhagem e dificulta o entesouramento. O padrão é representado por barras de metal e as moedas domésticas só podem ser trocadas por essas barras, com fixação do limite mínimo da quantia conversível. Esse limite era muito alto em todos os países que adotaram o sistema, visando a evitar a circulação e o entesouramento do metal. Esses princípios foram formulados, no início do séc. XIX, por David Ricardo.

3.º Padrão-ouro para o Comércio Exterior, "Gold Exchange Standart" - Neste sistema, a unidade monetária é definida como um peso fixo de metal, podendo, também, basear-se em unidade de padrão metálico estrangeiro. O Poder Público compra e vende, a preços determinados, os saques a favor e contra outras nações de padrão-ouro, havendo, como no sistema anterior, livre trânsito de metal, em importação e exportação.

O sistema bimetálico adota duas moedas-padrão (duplo padrão monetário), de ouro e de prata. O Estado estabelece relação entre elas, de valor legal invariável igual à que existe, no momento da instituição, entre os valores mercantis. Com a lei de 7 Germinal, ano XI (28 de março de 1803), nasceu na França, o sistema bimetálico, determinando a identidade entre o quilo do ouro e quinze quilos e meio de prata, valendo, desse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com