TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia O turismo

Tese: Economia O turismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  Tese  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O trabalho aqui apresentado, tem por finalidade mostrar informações sobre o turismo. O ramo de negócio que como o conhecemos atualmente, nasceu no século XIX na sequência da Revolução Industrial e que possibilitou as deslocações tendo por objetivo o descanso ou ainda motivos sociais ou culturais. Hoje em dia, o turismo é uma das principais indústrias a nível global. No Brasil, por exemplo, segundo dados do Ministério do Turismo, nesse último ano representou cerca de 3,7% do total do PIB.

Com base nas informações coletas em pesquisas resalizadas por nosso grupo, vimos que o fortalecimento da economia nacional assim como o aumento de demanda por viagens e investimentos e a imagem favorável do Brasil no exterior foram apontados pelos empresários como alguns dos fatores que sustentaram o crescimento do turismo em nosso país.

DESENVOLVIMENTO

Vivemos hoje em um mundo com muito mais pontos de contato do que se conhecia. A tecnologia está presente em todos os momentos da nossa vida facilitando o acesso à informação, tendo respostas rápidas e prontas a qualquer tipo de negócio que desejamos. Esse cenário mudou definitivamente, a forma de comercialização da atividade turística e está propiciando um novo papel para o consumidor que tem forte influência na sua tomada de decisão na hora de comprar um produto/serviço turístico. O consumidor agora deixou de ser contemplativo e passou a ser participativo.

Segundo o ministro do Turismo, Luiz Barretto os novos consumidores das classes C e D, hoje são mais de 23 milhões de brasileiros e este número vai aumentar ainda mais, a nova classe vem transformando os padrões de consumo no país. Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas, 37,56% da população brasileira encontrava-se na classe C (renda mensal compreendida entre R$ 1.115 e R$ 4.807), percentual que em 2008 chegou a 49,22%, ou 91 milhões de brasileiros. O aumento do poder aquisitivo das classes mais baixas, o estímulo ao turismo interno, a superação da crise mundial de forma mais rápida pelo país e a visibilidade que o Brasil ganha no exterior são ingredientes que vêm resultando em um crescimento constante do turismo.

O perfil dos consumidores mudou muito nos últimos anos. No Brasil, essas mudanças se devem às transformações sociais e ao fortalecimento da economia. Conforme divulgado pela Organização Mundial de Turismo – OMT no documento Panorama do Turismo Internacional – Edição 2009, atualmente, o mercado de viagens representa 30% das exportações mundiais de serviços e 6% das exportações mundiais totais. OMT estima que a chegada de turistas internacionais chegue a 1,6 bilhões em 2020.

A tabela apresenta alguns dados sobre a entrada de turistas em nosso país:

Se as estimativas da OMT acontecerem como se espera, esses números crescerão consideravelmente e com isso o país também poderá gerar mais empregos o que aumentará satisfatoriamente a economia brasileira.

Dados comparativos de desembarque de passageiros em vôos internacionais regulares e não regulares de 2011 e 2012, com variação percentual, baseado em dados coletados pela INFRAERO - Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com