TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TURISMO E ECONOMIA CATARINENSE

Exames: TURISMO E ECONOMIA CATARINENSE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

É o menor e menos populoso estado da região Sul. Situa-se no centro da Região Sul, tendo como limites o Paraná ao norte, o Rio Grande do Sul ao sul, o Oceano Atlântico a leste e a Argentina a oeste.

A economia se baseia na indústria, no extrativismo e na pecuária. O estado é o maior exportador de frango do Brasil. Santa Catarina tem também um grande potencial turístico, atraindo visitantes das mais variadas procedências, sobretudo de São Paulo e dos países do Prata. A principal atração para os turistas são as belas praias da ilha de Santa Catarina, assim como os balneários de Camboriú, Laguna, Porto Belo e Itajaí. Outra atração é a famosa Oktoberfest, a festa da cerveja.

O clima do estado é subtropical úmido mesotérmico e as quatro estações do ano são bem definidas, ao contrário do que ocorre na maioria do território brasileiro.

TURISMO CATARINENSE

O Estado de Santa Catarina possui um território repleto de contrastes: as serras com suas imponentes montanhas se contrapõem ao litoral com suas belas praias, baías, enseadas e dezenas de ilhas; Na arquitetura, vários municípios mantêm as construções típicas da época da colonização enquanto suas maiores cidades, como Joinville, ao norte, e a capital Florianópolis, são cidades com edificações contemporâneas e sofisticadas. Florianópolis é ainda uma cidade marcada pela forte presença de jovens, dos esportes náuticos e dos campeonatos de surfe.

Hoje, conhecer o Estado de Santa Catarina é uma oportunidade de conhecer uma peculiar combinação denacionalidades, que se percebe não apenas na cultura, como também no patrimônio histórico. O Estado oferece grandes atrativos, como as altas temperaturas do verão, que atraem inúmeros visitantes para suas lindas praias.

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS

- Balneário de Camboriú

- Praias de Florianópolis

- Museu Histórico

- Museu Etnográfico

- Casa de Vitor Meireles

- Museu de Arte Moderna

- Museu do Índio

- Ponte Hercílio Luz

- Museu do Homem do Sambaqui (Florianópolis)

- Catedral de Lages

ENCONOMIA CATARINENSE

A economia de Santa Catarina é diversificada, no território são desenvolvidas atividades econômicas no ramo da indústria, extrativismo (animal, vegetal e mineral), agricultura, pecuária, pesca, turismo. Santa Catarina é hoje o quinto Estado mais rico do país.

Indústria

O setor industrial atua, principalmente, na produção têxtil, cerâmica e metal-mecânica. Na agroindústria as duas maiores empresas de alimentos do Brasil são nativas de Santa Catarina, Sadia e Perdigão, além dessas empresas existem outras que destacam em diferentes modalidades como na indústria de motor elétrico, indústria de compressores e eletrodomésticos, como a Cônsul e a Brastemp.

Extrativismo

Nesse ramo de atividade destaca na extração de madeiras retiradas das Matas de Araucárias, além de obtenção de ervas e produção de papel.

Na extração mineral existem reservas de carvão, fluorita, sílex, além de jazidas promissoras de quartzo, argila, cerâmica, bauxita, pedras semipreciosas, petróleo e gás natural.

Agricultura

Na agricultura, o Estado ocupa um lugar de destaque na produção de milho, soja, fumo, mandioca, feijão, arroz, banana, batata inglesa, além de ser grande produtor de alho, cebola, tomate, trigo, maçã, uva, aveia e cevada.

Pecuária

Na criação de animais comerciais o Estado se destaca na produção de bovinos, suínos e aves.

Pesca

A pesca é considerada uma atividade de extração animal, em Santa Catarina essa fonte de renda representa um importante papel no panorama econômico.

O litoral catarinense é um dos maiores produtores de pescados e crustáceos do Brasil.

Turismo

A imensa quantidade de paisagens e atrativos naturais promove, de forma significativa, o desenvolvimento do turismo no Estado. Além de oferecer ao visitante a oportunidade de conhecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com