TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Política

Exames: Economia Política. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  1.342 Palavras (6 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 6

Questão 01:

Com o surgimento do capital financeiro o agrupamento de grandes empresas teve um grande crescimento o que propiciou o surgimento das empresas multinacionais, que atuam nos mais diversos pontos do mundo. O conjunto de atividades das empresas multinacionais reflete a globalização dos meios de produção, da produção e do capital, que resultou em grande fluxo das relações comerciais em nível planetário, o mesmo aconteceu nas comunicações.

Questão 02:

a) Trabalho Concreto: É o trabalho que cria valor de uso. É o trabalho que se destina a um terminado fim ou a produção de um valor de uso qualquer. É o caráter útil do trabalho. Este tipo de trabalho surge junto com a própria sociedade humana.

b) Trabalho Abstrato: Cria valor de troca. Assim, o valor de uma mercadoria significa trabalho humano no sentido abstrato, além de gasto de trabalho humano em geral.

c) Trabalho Produtivo: É produtivo o trabalho que valoriza diretamente o capital, o que produz mais-valia, ou seja, que se realiza – sem equivalente para o operário, para seu executante em mais-valia, representada por um sobre produto, ou seja, um incremento excedente de mercadoria para o monopolizador dos meios de trabalho, para o capitalista. Só é produtivo o trabalho que põe o capital variável, e, portanto, o capital total.

d) Trabalho Improdutivo: É improdutivo o trabalho útil que não cria bens, objetos e coisas concretas. O trabalho improdutivo cria serviços como a atividade de educar, terapia médica, compor uma obra artística, corte de cabelo, projetar uma atividade operacional, pesquisa científica ou o trabalho que é gasto com segurança, contabilidade, administração, limpeza, recreação, etc. e, portanto, não significa que é trabalho inútil. O Trabalho improdutivo precisa ser entendido como o trabalho que não é da produção, ou seja, é o trabalho do consumo ou o trabalho da distribuição.

e) Composição orgânica do capital: Esta é a razão do capital constante ao capital variável. Em outras palavras ela reflete (em termos de valor) o montante de maquinário, matérias-primas e tudo que é necessário para produzir uma dada mercadoria em relação à força de trabalho necessária. Isto é, de fato, uma medida da produtividade do trabalho. Pois quanto mais eficiente é a força de trabalho, mais o trabalhador produzirá com um maquinário, mais matérias-primas serão utilizadas pelo trabalhador, e assim por diante. Assim, quanto mais alta for a produtividade do trabalho, maior será também a composição orgânica do capital.

f) Repartição da Mais valia: A repartição da mais-valia se daria, teoricamente, da seguinte forma: uma parte para os sócios diretos; outra para pagamento de royalties sob a forma de compra ou licença de tecnologia estrangeira; ainda outra para pagamento de juros ao capital financeiro, e, por último, transferência a título de doação às entidades filantrópicas. E do pouco salário que recebe o proletário, uma parte vai para pagamento de juros, quando se compra a prazo. Com relação aos tributos arrecadados pelo Estado, observa-se que boa parte da arrecadação é repassada para aplicadores em títulos da dívida pública, revelando, neste caso, o aprisionamento dos Estados nacionais aos grandes grupos econômicos e financeiros. Aliás, o capitalismo atual não se sustentaria sem o apoio financeiro, fiscal e político do aparelho de Estado, fenômeno já estudado e nomeado como capitalismo monopolista de Estado.

g) Distribuição da Renda Nacional: É a distribuição da riqueza social que está determinada pelo regime de produção. Divide-se em duas partes, o salário que cabe aos trabalhadores e a mais-valia que é apropriada pelos capitalistas, sob diferentes formas. O Estado, através do orçamento público, torna-se o principal responsável pela divisão da Renda Nacional. (Impostos diretos e indiretos)

Questão 03:

A extração de mais-valia é a forma mais específica de aumento da taxa de exploração do trabalho que assume sob o capitalismo. A diferença é que o modo de produção capitalismo toma a forma de lucro, e a exploração resulta do fato da classe trabalhadora produzir um produto líquido que pode ser vendido por mais do que ela recebe como salário.

Questão 04:

A fase decisiva do ciclo do capital é a produção, pois só esta cria mais-valia. Parte deste ciclo decorre no mercado. O movimento do capital não constitui um ato único, mas uma repetição ininterrupta do processo produtivo, o que dá lugar a uma rotação repetitiva de capital que começa e termina sob a forma monetária. O tempo de rotação do capital compõe-se do tempo de produção e do tempo de circulação. Os espaços de tempo atuam de modo distinto, conforme o capital desembolsado se destina a adquirir edifícios, instalações, máquinas e outros equipamentos, cujo valor se repercute por vários períodos de produção, ou se destina a adquirir matérias-primas e auxiliares que se incorporam no decurso de um período de produção. Quanto mais rapidamente circula o capital, ou seja, quanto maior é a sua velocidade de rotação menor é o capital a desembolsar para cada rotação e maior é a taxa de lucro, se as restantes condições permanecem inalteráveis.

Questão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com