TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Política

Pesquisas Acadêmicas: Economia Política. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/7/2014  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 3

• Adam Smith

1. Relativo ao pensamento de Adam Smith, responda as seguintes questões:

a) A divisão do trabalho

Segundo Smith, o trabalho, ou seja, a quantidade de bens produzidos gera a riqueza da nação e não a quantidade de ouro e prata que foi estimulado pelos fisiocratas. A divisão do trabalho resulta no aumento da produtividade dos bens da sociedade além da produtividade do trabalhador. A exemplo disso temos a fábrica de alfinetes que produz mais rápido e com maior quantidade do que um artesão. Enquanto que na fábrica um operário desenrola o arame, outro o endireita, um terceiro corta-o, um quarto aguça-o, um quinto afia-lhe o topo para receber a cabeça; o fabrico da cabeça requer duas ou três operações resultando, ao total, 18 operações fabricando 4800 alfinetes, o artesão só faz 20. Assim, o trabalhador se torna muito bom no que se faz, há pouco desperdício de tempo quando se passa de uma atividade para outra além de ter um aumento no número de invenções de maquinas, ferramentas ou equipamentos. Vale ressaltar também que a origem da divisão do trabalho se dar porque o homem tem a propensão à permutar, trocar.

A divisão do trabalho é limitada quando há uma extensão do mercado, segundo Adam Smith, pois ela é diretamente proporcional à dimensão do mercado dependendo de dois fatores. O primeiro é a densidade demográfica que quer dizer que quanto maior a quantidade de pessoas, maior a divisão do trabalho. O segundo é o transporte efetivo para que seja distribuída de forma rápida, econômica e a um maior numero de nações e pessoas, sendo que na época o se destacaria o transporte aquático. Assim, no interior não tinha muitas condições para fazer parte da divisão do trabalho por eles utilizarem carroças.

b) O trabalho produtivo e o trabalho improdutivo

Para Smith, portanto, o trabalho voltado para objetos materiais era produtivo (gera riqueza) e o trabalho voltado para serviços ou produção intangível, era improdutivo. O trabalho produtivo acrescenta valor sobre o objeto o qual é aplicado temos como exemplo, o arame que agrega valor ao alfinete. Por isso que se pode dizer que o setor primário, secundário e o comércio fazem parte desse tipo de trabalho. Já o trabalho improdutivo não acrescenta valor por está ligado aos bens de serviço não gerando riqueza.

O trabalho determina o valor, pois quanto menor o trabalho menor será o valor. Além disso a raridade da mercadoria também o determina. O trabalho também é determinado pelo fixo e o que é circulante, presente e acumulado tendo como exemplo a máquina, que é mais durável, fixo e acumulado, o preço é menor.

c) O crescimento econômico

Segundo Smith o motor do crescimento econômico é a divisão de trabalho. Por isso que o crescimento econômico é o aumento da produção de bens e serviços de um determinado país. Além disso é na divisão do trabalho que explica o crescimento dos poderes produtivos do trabalho (gerarem bens). A pré-condição para o desenvolvimento da divisão de trabalho é a acumulação de capital. Com base nessa acumulação de capital é possível aumentar o lucro, o numero de trabalhadores produtivos e consequentemente a produtividade tornando-se capaz de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com