TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Política

Dissertações: Economia Política. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  1.686 Palavras (7 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 7

Em nossos estudos desta disciplina apresentaram-se teorias diferentes que apresentam proposições e modelos de sistemas econômicos. Na economia mundial já vigorou diversos sistemas econômicos, sendo o capitalismo e o socialismo os mais sistematizados. No entanto independente do modelo de governo, sempre presenciamos situações em que determinada parte da sociedade é afetada de forma mais efetiva.

A juventude é uma dessas partes.

Leia a matéria abaixo e responda as perguntas a seguir fazendo relação entre a teoria estudada.

Unicef: perspectivas para a juventude no mundo são sombrias

(AFP) – há 5 dias

NOVA YORK — Aumento do desemprego, 1 milhão de menores na prisão, jovens forçados a se unir a exércitos: a agência da ONU para a infância, o Unicef, pintou um sombrio panorama das perspectivas para a juventude mundial em seu relatório anual.

Os adolescentes "quase nunca são prioridade" quando os governos fixam objetivos sociais, e isso precisa mudar, afirmou o relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgado nesta sexta-feira.

O relatório contém estatísticas "alarmantes" e "ultrajantes", segundo a vice-diretora executiva Hilde Johnson. Centenas de milhares de jovens estão sendo usados por grupos armados como "soldados, espiões, mensageiros ou escravos sexuais", disse.

Johnson completou que 150 milhões de crianças entre cinco e 14 anos estão sendo forçadas a realizar trabalho infantil.

Por outro lado, cerca de 13% da força de trabalho mundial de menores de 19 anos não têm emprego e o desemprego entre a juventude é uma preocupação em todos os países. "Os adolescentes lutam para encontrar trabalhos decentes que garantam a eles uma saída da linha da pobreza", afirmou.

Também há muitos jovens com problemas com a lei. O Unicef estimou que existem 1 milhão de crianças presas pelas forças de ordem no mundo todo.

"Se a prisão é inevitável em algumas circunstâncias, é essencial explorar alternativas à pena privativa de liberdade sempre que for possível", afirma a Unicef no relatório.

O órgão afirmou que os investimentos em educação devem aumentar de forma significativa.

Copyright © 2011 AFP. Todos os direitos reservados

Fonte: http://www.dw-world.de/dw/article/0,,3706718,00.html

A partir da leitura proposta responda as questões abaixo:

1- Analisando a situação acima e pensando como um teórico do modelo liberal, explique as razões para este tipo de situação, justificando a sua resposta em no mínimo 10 linhas. Fundamente-se utilizando outras

fontes de pesquisa e leitura, citando-as corretamente. (3,5 pontos)

O problema central para o liberalismo é a limitação do poder do Estado tanto econômico quanto político. Entretanto, segundo Adam Smith, cabe ao Estado prover condições necessárias ao livre desenvolvimento dos indivíduos. (BACK et al, 2009).

As características de um Estado limitado são a incorporação, no conjunto de normas, de garantias aos direitos considerados fundamentais. O direito a liberdade, educação, segurança e saúde são exemplos de direitos fundamentais. (PINHO et al,1999).

Ao analisar a situação apresentada pelo relatório da UNICEF, pode-se inferir que o Estado está alocando seus recursos em outros setores que não sejam os fundamentais para o desenvolvimento individual do cidadão, neste caso da criança e do adolescente. Esses recursos podem estar sendo destinados a subsídios produtivos ou a exploração e investimentos de serviços que cabe a iniciativa privada realizar e não ao Estado.

O Estado deve-se conter a limitar a provisão daqueles que efetivamente dela necessitam. Não cabe ao Estado alocar recursos públicos em setores que a iniciativa privada e a dinâmica do mercado agem de forma melhor e bem mais eficiente que a economia planificada de um Estado burocrático e ineficaz.

Ademais, o Estado não está fornecendo segurança jurídica suficiente às crianças e adolescentes. Há impunidade a quem explora os menores de idade. A exploração infanto-juvenil só terminará com a aplicação de leis rígidas e com punição exemplar a quem explorar crianças e jovens. Em um Estado liberal democrático de direito não pode haver a sensação de impunidade, pois assim não cessarão as explorações.

Por fim, para ampliar o nível de emprego entre os mais jovens deve-se flexibilizar as leis trabalhistas para facilitar a entrada desses no mercado de trabalho. Com as leis trabalhistas mais brandas os empregadores terão maior facilidade de contratar e dispensar seus funcionários de forma regular e de acordo com a lei. Isso fará com que o mercado trabalhista fique mais dinâmico, formal e correspondendo a realidade econômica.

Enfim, cabe ao Estado à estabilização econômica obtida pela disciplina fiscal, pela reforma tributária e pelo redirecionamento dos gastos, dando prioridade à saúde, à educação e segurança. O papel do Estado restringe-se a disciplinar o mercado com o objetivo de combater os excessos da livre concorrência e, dessa forma, garantir sua sobrevivência e o bem estar da sociedade como um todo (inclusive as crianças e adolescentes). (PINHO et al,1999).

2- Analisando a situação acima e pensando como um teórico do modelo Keynesiano, explique qual seria o papel do Estado para solucionar este tipo de situação, justificando a sua resposta em no mínimo 10 linhas. Utilize outras fontes de pesquisa e leitura para fundamentar sua resposta. (3,5 pontos)

Keynesianismo foi elaborado pelo economista inglês John Maynard Keynes. As ideias economias de Keynes teve seu auge após a crise econômica mundial de 1929. Suas políticas anticíclicas é implementada em diversos países e prega maior participação do Estado na economia para gerar demanda e superar a crise. (BACK et al, 2009).

Do ponto de vista do Keynesianismo, a situação apresentada pelo relatório da UNICEF deve ser combatida por maior presença do Estado no mercado e na gerência da sociedade civil como um todo. O Estado está realizando poucos investimentos em educação, saúde e segurança. Ademais, há setores da sociedade desamparados pelo Estado (como o infanto-juvenil) e a economia está com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com