TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Política básica

Monografias: Economia Política básica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 4

Fichamento: “Marx e a economia política: a crítica como conceito – Aloisio Teixeira”.

Significados do Termo “economia política”: Em meados do século XlX o termo “Economia Política” era utilizado para descrever o estudo das complicações em que a sociedade encontrava-se em relação a produção, acumulação e distribuição de seus bens. Porém, no final do mesmo século houve algumas trocas de nomes, o termo economia política foi substituído por economia, apenas. Essa palavra foi trocada por aqueles que queriam fugir da visão classista da sociedade. Após essa troca, começaram a surgir algumas acepções divergindo o método que constituía a Economia. Dentre essas acepções, a primeira não se alterou muito, pois prevaleceram os mesmos problemas e categorias.

A segunda acepção que surgiu utilizava-se da expressão “Economia política” para se referir aos pensadores da escola clássica. Recentemente foi imposta uma terceira acepção do termo Economia política que surgiu com o intuito de produzir um entendimento mais amplo sobre os processos da atualidade em relação ao tema.

Alguns pensadores da escola clássica apresentaram teorias definindo a terceira acepção que aparecera como a metodologia da economia com o comportamento humano em relação à busca da riqueza e do poder. Muitos deles, aderiram ao termo economics, mas a expressão anterior a esta se adequa melhor pois está diretamente relacionado a Economia Política. Diante disso, várias teorias importantes para esse meio foram surgindo com o objetivo de dar mais ênfase as medidas que foram propostas.

Vários pontos foram alcançados para provar e explicar o que realmente é a Economia política e o que ela realmente defende. Uma definição que melhor explica, foi retirado do livro “O Manual de Economia Política” no qual citava: “A economia política é a ciência do desenvolvimento das relações sociais e produção, isto é, das relações econômicas entre os homens. Elucida as leis que regem a produção e a distribuição dos bens materiais na sociedade humana nos diferentes graus do seu desenvolvimento”. (id., p. 17). Como foi descrito no referido livro, a economia política busca a compreensão da aquisição e a forma como é distribuída esses bens adquiridos na sociedade.

Teorias foram apresentadas sobre à essência da natureza humana, partindo desse ponto 03 (três) grandes pensadores começaram a abordar diferentes temas para essa discussão. Hobbes, definiu que um estado natural humano correspondia ao conflito e desagregação. Locke era totalmente contra ao que foi apresentado por Hobbes, defendia que a natureza humana era algo bom e que os conflitos da sociedade não tinham ligação alguma com a natureza humana. Já Hume, o terceiro pensador colocava esse comportamento humano como algo altruísta, um sentimento que faz com que trabalhemos em prol da sociedade, em conjunto para um bem social. Para Adam Smith, a teoria que melhor se encaixa no comportamento humano é a de Hume, o qual o Ser humano trabalha em benefício dos outros, exceto na teoria de Hobbes, em qual prevalece o egoísmo do ser humano em sempre querer evoluir e obter mais lucros e poder com o seu próprio desenvolvimento.

Karl Marx utilizou um novo método ao fazer suas críticas a Economia Política, partindo do ponto metodológico da recusa do positivismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com